PDT se assanha

O PDT de Içara aproveitou a Festa de São Donato e a passagem do deputado Rodrigo Minotto pela cidade para se apresentar oficialmente para o processo eleitoral do próximo ano. Ele foi acompanhado de perto pelo empresário Joelson Cardoso e fez questão de apresentar Cardial como candidato do partido a eleição de 2020. “Eu tenho defendido muito a candidatura do Cardial a prefeito de Içara, e isso é tratado dentro do PDT como uma das nossas prioridades em todo o Sul do Estado. Ele é um empresário bem-sucedido e está disposto a construir um projeto para Içara, sem fisiologismos, colocando o interesse do içarense acima de tudo”, destaca Minotto

Conversando

Segundo Cardial, o momento é de preparar as lideranças para a disputa das vagas no Legislativo. Ele também ressaltou que quer retribuir a cidade o que recebeu nos últimos anos. “O deputado Minotto tem sido um grande parceiro desse projeto por Içara. Estamos reorganizando partido, e conversando com lideranças de todos os setores da sociedade. Essa disposição para ser candidato a prefeito é de um chamamento que tenho recebido, não de uma vontade pessoal da minha parte. Içara já me deu tanto, está na hora de retribuir”

Com o PP

Nos bastidores, as conversas entre pedetistas e progressistas está adiantada. Os dois partidos estão próximos de consolidar uma aliança para disputar o Governo de Içara. A própria pré-candidata Dalvania Cardoso disse textualmente durante entrevista à Difusora, que os dois partidos têm conversado.

Relatório de Ademir

Prevaleceu o relatório do vereador Ademir Honorato na CPI do Criciumaprev, em Criciúma. O relatório do vereador Júlio Colombo interpretava os equívocos como negligência e não como crime. Júlio também faz um relato das ações do prefeito Clésio Salvaro e ressaltou a condução da cidade feita por Clésio Salvaro e os avanços registrados em Criciúma. Não adiantou. Com torcida dos servidores, o relatório de Ademir Honorato, que interpreta crime de responsabilidade no comando dos pagamentos do Criciumaprev. Agora o plenário da Câmara foi comunicado e o relatório encaminhado ao Ministério Público para que, se entender por bem, tome as providências jurídicas cabíveis.

Deputados escalados

Reportagem da Revista Época desta semana destaca que o PSL deve escalar seus campeões de voto para a disputa das eleições municipais do próximo ano. Se essa linha se confirmar, é provável que em Criciúma o nome para a disputa seja mesmo o deputado Daniel Freitas. Se ele não for, o delegado Márcio Campos Neve seria a aposta do partido.

Educação

Vereadores de Içara estão criando uma comissão mista para avaliar a educação do município. Segundo o vereador Toninho de Mello, o objetivo é buscar informações, verificar a situação de cada instituição de ensino e contribuir. “Vamos ter um vereador de cada bancada, vamos passar nos colégios e apresentar um relatório sobre o quadro atual da nossa educação que é preciso reconhecer tem apresentado números bastante positivos”, explica o parlamentar.

Preocupação

Decreto do Governo do Estado mudando as alíquotas do ICMS vai impactar diretamente na mesa do consumidor. Alta do imposto vai fazer pesar o preço da carne de frango, dos derivados do leite, gás de cozinha e do arroz. “Isso tem deixado todo o setor produtivo e a Assembleia em situação de alerta. Muitos produtos conseguimos evitar o aumento, mas estes últimos foi feita elevação por decreto. Essa medida é fonte de muita preocupação”, ressalta o deputado José Milton Scheffer. Segundo ele, uma medida alternativa é trabalhar para suspender estas medidas. “Pelo menos até o final do mês. Enquanto isso, na Assembleia, as indústrias e o Estado vão trabalhar para encontrar uma alternativa”

Horário especial

CDL de Içara prepara horário ampliado para o Dia dos Pais na cidade. Na sexta-feira, as lojas ficam abertas até às 20 horas, e no sábado, até às 5 da tarde. “Nossa projeção é de registrar um crescimento de pelo menos 5%, um pouco acima do que está previsto para Santa Catarina”, projeta o presidente da CDL Alexandre Fernandes. Segundo ele, a CDL local mantém a projeção de um crescimento mais forte nas vendas no segundo semestre “, comenta.