Começa hoje a 69ª Festa de São Donato

363

A festividade será realizada até a próxima quarta-feira, dia do padroeiro e feriado municipal

A sexta-feira em Içara será de celebração para o padroeiro. Começa hoje a 69ª Festa de São Donato. A festividade será realizada até a próxima quarta-feira, dia do santo e feriado municipal.

“A festa em honra a São Donato é a maior festa que nós temos no município de Içara, então ela não ganha importância apenas para os católicos, mas para todos os içarenses, atraindo diversas pessoas de fora do município. É um evento marcante e a cidade aguarda por esses dias de festejos durante todo o ano”, destaca o pároco da Paróquia São Donato, padre Antoninho Rossi.

As comemorações serão abertas com uma missa celebrada pelo próprio pároco. Mas as festividades religiosas iniciaram no dia 14 de julho, com uma procissão do Hospital São Donato até a Igreja da Misericórdia, onde a família Conti promoveu a troca das vestes, já tradicional. A imagem do padroeiro percorreu todas as comunidades.

“É o último ano em que as 19 comunidades estão unidas pela nossa Paróquia São Donato, pois três sairão para formar a nova paróquia do Demboski. A caravana é uma oportunidade para agradecermos então por todo o trabalho executado, em especial, nos bairros Nossa Senhora de Fátima, Demboski e Novo Caravaggio”, coloca o pároco.

“Celebrar o padroeiro São Donato é preservar a memória de um homem que deixou lindos exemplos a serem seguidos. Seu amor para com a Eucaristia nos remete ao amor de irmãos. Estamos preparando uma linda festa para envolver crianças, jovens, adultos e idosos. É momento de oração, fé e partilha. As celebrações, as atrações e a gastronomia nos fazem vivermos o espirito de comunidade e família”, completa o coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral, Túlio Búrigo Niero.

Eventos paralelos 

Além de extensa programação religiosa, haverá ações de cunho social, cultural, gastronômico e econômico. Um dos eventos mais tradicionais é a Feira da Indústria e Comércio, que chega na 19ª edição.

O evento acontecerá no Centro Multiuso da Escola Professora Salete Scotti dos Santos, com 45 espaços para empresas, comercio, prestadores de serviço, e entidades.

Também será realizada a 2ª Semana Cultural de Içara. O projeto tem o objetivo de promover a cultura através da música, canto, dança, teatro, e a cada ano crescer e diversificar a exposição trazendo novas manifestações culturais.

A proposta é de oferecer espaço para artistas locais exporem suas potencialidades disseminar muita cultura com ações. A programação incluirá teatro, apresentações dos talentos locais e também shows de tradicionalismo e religião, incluindo o padre Ezequiel Dal Pozzo.

Gastronomia

A parte gastronômica é tradicional na Festa de São Donato. Sempre montado no salão de festas. A cada dia, será disponibilizado um tipo de refeição. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na secretaria da paróquia.

Os preços serão de R$ 30 por refeição, sendo que nos dias de carreteiro, o ingresso será de R$ 10. Neste ano também foi disponibilizado um “passaporte” com ingressos para todas as refeições e com um preço diferenciado.

  • PROGRAMAÇÃO

02/08 – Sexta Feira

17h – Programa “Bola na Mesa” – Rádio Difusora ao vivo

18h30 – Abertura oficial da 69ª Festa De São Donato. No palco principal em frente à Igreja Matriz

19h – Abertura da Feira da Industria e Comercio

19h – Caravana de transladação da imagem do padroeiro São Donato saindo da comunidade do bairro Jaqueline até a Praça da Matriz

19h30 – Missa de abertura da Festa de São Donato com todos os padrinhos das comunidades

20h – Costelaço – Restaurante no salão de festas

21h – Associação Coral de Içara – Especial 50 anos

03/08 – Sábado

10h às 12h – Programa “No Coração de Deus” – Rádio Difusora ao vivo na Praça da Matriz

15h – Teatro Cirquinho do Revirado com “O Sonho de Natanael”

16h – Abertura da feira

16h – Coral Infantil

17h – Oficinas de violão

19h – Missa dos coroinhas e acólitos

20h30 – Etnia nas escolas e grupo do Colégio Salete Scotti dos Santos

21h – Festival de massas

22h –Grupo Redenção Nativa

04/08 – Domingo

9h – Tratoraço com o translado da imagem de São Donato saindo da comunidade de Novo Caravagio (Içara), passando pelos bairros Tereza Cristina, Jaqueline, Jardim Elizabete, até a Praça da Matriz.

10h – Santa Missa dos Agricultores

10h – Abertura da feira

11h30 – Almoço festivo (buffet com churrasco)

13h – Banda Chapelão

14h – Banda Embalo Campeiro

15h – Sheila Ballet Coach

15h – Oficina de Balé

16h – Banda da Fundação Cultural de Içara

16h – Orquestra Municipal de Içara

17h – Banda Quadracústica

19h – Missa da Juventude

20h – Juli e Banda

20h – Carreteiro

21h30 – Banda Quadracústica