A proposta foi lançada pelo Governo Municipal há quase um mês e já tem despertado interesse de empresários locais e de outras cidades

Içara abriga um polo empresarial significativo, mas esse dado deve sofrer alterações ainda mais positivas. O motivo para isso é o lançamento da campanha “Vale Investir “, apresentado pela Administração Municipal há quase um mês. A proposta mostra, por meio de veículos de comunicação, empresários içarenses dos principais segmentos certificando a cidade como um bom lugar para investir.

Segundo o chefe do Executivo, Murialdo Gastaldon, a campanha visa estimular as empresas do município a realizarem novos investimentos, assim como atrair os de fora, uma vez que “o investimento é essencial no processo de desenvolvimento econômico e geração de empregos, assim como o aumento da renda local. Quanto mais investimento a empresa faz, mais ela fatura, mais pessoas ela emprega. E muitas pessoas desconhecem as potencialidades de Içara”, assinala o prefeito.

Gastaldon acrescenta que são os investimentos público e privado, que mantêm o crescimento econômico da cidade. “É a combinação destes dois que fomenta, garante e sustenta o crescimento que vem se registrando nos últimos tempos. A expectativa para esse ano, após avaliação do primeiro semestre, é de que Içara cresça 17%, mas prefiro ficar com uma projeção mais modesta. Acredito que se mantenha a média dos últimos anos: em torno se 15%”.

Com incentivos e sem burocracia

O número de empresas que procuram a cidade mais doce de Santa Catarina para se instalar segue um ritmo bastante positivo, segundo o secretário de Indústria e Comércio, Paulo Brigído. “Em 2018 foram abertas 411 empresas. Entre elas pequenas, micro e as MEI. Já no primeiro semestre desse ano foram liberados 206 alvarás para a abertura de novas empresas na cidade. Podemos afirmar que são números estimulantes, e que o lançamento da campanha já se mostra positivo uma vez que essa procura, mesmo com a campanha recentemente lançada, tem crescido”, revela o secretário municipal.

Brígido avalia que a agilidade do processo burocrático é um diferencial para que mais empresários optem por Içara. “Quanto à burocracia, estamos bem adiantados, pois já somos enquadrados no programa ‘Bem Mais Simples’. Isso significa que uma empresa pode estar aberta em cinco dias e uma MEI pode estar em funcionamento no mesmo dia”, explica.

Sobre os atrativos que o poder Executivo oferece, o secretário de Indústria e Comércio fala do incentivo quanto a isenção fiscal, concedido por meio da Lei nº 3.333. “As empresas interessadas em se instalarem em Içara devem apresentar um cronograma necessário para cumprir a lei e com isso terão como incentivo a isenção fiscal de boa parte do que é exigido”, relata.

“A localização de Içara é extremamente privilegiada. Estamos perto de Porto Alegre e Florianópolis e a topografia também é muito boa. Além disso, temos nota 10 no Ministério Público Federal em termos de transparência dos atos administrativos e somos considerados uma das 10 cidades mais transparentes de Santa Catarina com população acima de 50 mil habitantes”, emenda o prefeito.

Condomínio Industrial

A doce capital catarinense do Mel também é considerada a primeira produtora de descartáveis plásticos do país, a segunda maior exportadora de implementos rodoviários, a terceira maior produtora de tinta moveleira, a quarta maior brasileiro na produção de sorvete e quarta maior exportadora de mel.

“Nós temos um dos maiores trechos da BR-101 de Santa Catarina. Temos uma das energias elétricas mais baratas do Brasil (sétima mais barata), temos uma boa logística com a Via Rápida e a Rodovia Paulino Búrigo, além de sete acessos de pavimentação asfáltica”, lembra Murialdo.

Com todos os benefícios e o lançamento da campanha, as informações são positivas. “Prova disso é a instalação da empresa gaúcha TCA (transformação veicular), que já tem a terraplanagem do parque onde se instalará em fase de conclusão, com as obras do pavilhão tendo início, se tudo seguir dentro do esperado, em agosto”, comemora Brígido, dando ênfase à liberação do Condomínio Industrial Luiz Henrique da Silveira, situado na localidade de Esperança.

“O condomínio já está em fase de conclusão dos requisitos legais e deve ter as obras iniciadas no mês de agosto. O local terá a infraestrutura necessária para abrigar mais 35 empresas. Os parques ainda não estão à venda, mas temos registrado o interesse de empresas no condomínio. Içara vive um grande momento na economia e isso faz muita gente procurar o município para investir”, avalia.

Terminal Intermodal

Questionado sobre as obras para a abertura do Terminal Intermodal, Brígido assinala que não há previsão. “É certo que o empreendimento vai sair do papel. Será em nossa cidade. Já há uma área de 15 hectares, na localidade de Esperança para a sua instalação, mas ainda não existe um cronograma pronto para o início das obras”, concluiu acrescentando que as empresas que estão em funcionamento na cidade estão satisfeitas e a campanha é mais uma forma de incentivar novas empresas a abrirem as portas para o crescimento. “Temos um compromisso com a cidade de criar empregos e renda. Então, o governo está muito envolvido com isso”, conta Paulo.