Missas, atrações gastronômicas e o sorteio da tradicional rifa, com 12 prêmios

Içara

Com uma série de atrações religiosas, gastronômicas e o tradicional sorteio da rifa, a 71ª edição da Festa de São Donato. Enquanto algumas atividades não serão realizadas devido à pandemia da Covid-19, outras foram adaptadas para acolher os participantes, evangelizar e, ao mesmo tempo, respeitar os decretos das autoridades sanitárias. Entre as ações, destaque para o desfile de máquinas agrícolas, que ocorrerá neste sábado, e o sorteio de um carro zero quilômetro e outros 11 prêmios, marcado para domingo.

De acordo com o pároco da Paróquia São Donato, padre Antônio Marcos Machado Madeira, o principal foco da festa é a evangelização. “O Espírito de Deus suscita em nós esse dinamismo. Cabe a nós colocar em prática, dentro de um planejamento, aquilo que o próprio espírito coloca em nossos corações”, salienta, frisando a importância da participação de toda a comunidade. “A evangelização não se faz apenas pelas mãos dos padres, mas de todas as pessoas que participam das atividades da Igreja”, explica.

Enquanto isso, o coordenador dos festeiros, Paulo César Amâncio, destaca que a programação gastronômica será realizada em sistema drive-thru. “Teremos um galeto servido neste sábado, além de um churrasco no domingo, ambos ao meio dia”, enfatiza. “Esta é a forma que encontramos para que as famílias possam estar nas missas e celebrar, cada uma em suas residências, o Dia dos Pais”, complementa o padre.

Sobre a rifa, que terá o sorteio de um Renault Kwid zero quilômetro, Amâncio ressalta a ampliação na oferta de prêmios. “Sabemos que a pandemia dificultou a venda, mas o padre Antônio Madeira, junto com toda a coordenação da festa, implantou novidades. Além de 12 prêmios, agora 20% da venda de cada comunidade ficará na própria comunidade, pois estas também precisam se manter”, informa.

No sábado, atividades iniciam ao amanhecer

A programação deste sábado inicia logo ao amanhecer. Isto porque a partir das 6 horas, haverá alvorada festiva pelas ruas da cidade. Mais tarde, às 8 horas, ocorre o já tradicional desfile de máquinas agrícolas, pelas principais vias de Içara, junto com as Rainhas da Festa e a bênção dos agricultores. Na sequência, às 10 horas, o bispo Dom Paulo Antonio de Conto celebra a Missa Solene do Padroeiro, na Igreja Matriz.

Após a cerimônia, será servido o galeto. A programação da tarde terá ainda a bênção aérea das famílias com a Relíquia de São Donato.

À noite, na comunidade de Vila São José, haverá concentração das comunidades da paróquia, com seus estandartes, a partir das 18 horas. Logo após, acontece a trasladação com a imagem do padroeiro até a Igreja Matriz, onde o padre Antônio Madeira celebra a missa da unidade com todas as lideranças da paróquia, festeiros e noveneiros, às 19 horas.

No domingo, missas, churrasco e sorteio

O último dia da Festa de São Donato terá uma série de atividades, que inicia às 9 horas, com a Oração do Terço, com participação dos Movimentos Marianos, na Igreja Matriz. Na sequência, o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach, celebra a Missa Solene, com a presença dos festeiros, noveneiros e apresentação dos novos festeiros para o ano de 2022.

Ao meio dia, em drive-thru, será servido o churrasco, cujos ingressos estavam à venda durante toda a semana, nas comunidades.

Durante a tarde, o padre Vilcionei Baggio celebra a Missa da Saúde e consagração das crianças à Nossa Senhora. Após a cerimônia, ocorre o sorteio da rifa de São Donato.

Por fim, às 19 horas, o padre Antônio Madeira celebra a missa em homenagem aos pais, bênção dos patrocinadores e apoiadores da festa.