Os avanços do HSD

Conversei demoradamente ontem na Difusora com o Júlio De Luca. Diretor administrativo do São Donato, ele destacou os avanços na instituição. O hospital ganha já na próxima semana uma clínica de oftalmologia. Ganha também um novo espaço para os exames de endoscopia e colonoscopia. “O espaço anterior era inadequado. Também estamos trocando o telhado e procurando melhorar a cada dia o atendimento de quem nos procura”, justifica. O diretor também comemora a conquista do alvará sanitário. “Não há como negar que isso é um avanço. O hospital está prestes a completar 65 anos e até hoje não tinha este documento”, lembra.

O pediatra

Júlio lamentou ainda não ter conseguido colocar um pediatra à disposição dos pais que procuram o Hospital. “Não conseguimos achar médico. O dinheiro está garantido. O Governo de Içara liberou a verba para essa contratação, mas não há pediatras disponíveis”.

Média complexidade

Segundo Júlio de Luca o São Donato também passa a trabalhar a partir de agora para assegurar procedimentos de média complexidade. “Há uma carência para estes procedimentos no Estado. Só os de oftalmologia, por exemplo, são pelo menos 5 mil só na nossa região. Então estamos avaliando a possibilidade. Claro que com a UTI ativada tem também a possibilidade de procedimentos de alta complexidade e tudo isso será avaliado”.

UTI

Por falar nela, Júlio voltou a afirmar que o serviço terá sua definição na próxima semana. Expectativa, claro, é pelo sinal verde.

Cotado

Conversei no final da tarde desta sexta-feira com André Roldão. Polêmico, o influenciador digital foi convidado pelo PSL de Içara para disputar uma cadeira no legislativo da cidade na eleição do próximo ano. Morador do bairro Presidente Vargas, ele disse que ainda é cedo para tomar qualquer decisão. “Mas confesso que as manifestações de apoio que recebi me fizeram balançar”, afirma. Roldão teve participação ativa nas manifestações contra a corrupção e em apoio da Lava Jato na região.

Bom momento

Se na região há uma choradeira com relação às vendas, no comércio Içara segue com números no azul. Presidente Alexandre Fernandes aposta em um ano com números positivos. Campanha que vai sortear um carro zero quilômetro é um dos diferenciais da cidade.

Convite

Líderes do PT de Içara fizeram convite para o ex-vereador Diego Vitorassi para que ele dispute o cargo de prefeito na eleição do próximo ano. “O convite já foi feito e estamos agora aguardando pela sinalização dele”, argumenta o vereador Lauro Nogueira. O PT que já foi governo com Murialdo, mas perdeu força com os escândalos em Brasília, tem como seu principal desafio manter a vaga conquistada no legislativo no último pleito.

Sem demolição

Secretária de Educação de Içara garante que o CEI João da Rocha, na comunidade de Rio dos Anjos não será fechada. “A unidade precisa passar por uma reforma para ser reativada. Ele apresentou problema no telhado e por isso as crianças foram levadas para a unidade da Boa Vista. Não tem qualquer previsão de demolição como alguns estão falando”, argumenta a Gerusa Bolsoni. Segundo ela, mesmo com a interdição temporária não houve prejuízo para os estudantes. “Eles foram transferidos para essa unidade, com atendimento de qualidade e com transporte assegurado”, garante.

Mudanças

Presidente da Coopafi, Jairo da Silveira, confirmou que a estrutura da Feira Livre de Içara deve ser modificada. Objetivo é dar mais conforto aos clientes e tornar o local um ponto de encontro na cidade. Entre as medidas está o espaço para um café e a cobertura de toda a área livre entre os lojas dos feirantes