Preocupação

Comitê de Defesa da Competitividade da Economia Catarinense, composto por mais de 20 entidades empresariais, como a Fecomércio, Federação das Associações Empresariais de SC, Associação Comercial de Chapecó e Associação Comercial e Industrial de Itajaí está alertando para o risco de colapso na economia de Santa Catarina. Defendem que a retirada dos incentivos fiscais defendida pelo Governo de Carlos Moisés pode representar uma verdadeira catástrofe para o setor produtivo. “Tentamos por várias vezes entender o que o governo gostaria de fazer em relação aos incentivos, mas a Secretaria da Fazenda só enviou o projeto no dia 31 de maio”, reclama Marcelo Petrelli, coordenador do Comitê

Estados e municípios fora

A reforma da Previdência segue avançando na Câmara dos Deputados. A meta de votação na Câmara antes do recesso, no entanto, pode acabar não se cumprindo. Outra situação que também já ficou clara é que a proposta não vai incluir estados e municípios. Isso quer dizer que os privilégios do serviço público que ameaçam a saúde financeira de muitas prefeituras e estados seguirá. Ainda há a esperança de que o tema seja atacado no plenário da casa, mas as chances são pequenas.

Meningite

Secretaria de Saúde de Içara fez ontem uma reunião com os profissionais da educação. Na pauta, ações para prevenção da meningite. A cidade ainda não teve nenhum caso e justamente por isso a ação está sendo realizada. “Foco é na prevenção. Vamos orientar a comunidade sobre cuidados e sintomas para que todos possam ficar atentos e evitar o surgimento de casos na cidade”, explica a secretária Jaqueline dos Santos.

Moro

O ex-juiz federal Sérgio Moro, hoje ministro, cumpriu roteiro ontem na Câmara dos Deputados. Passou pela Comissão de Constituição e Justiça para falar sobre os supostos áudios entre eles e procuradores da Lava Jato. Reafirmou que não lembra, mas que no que foi divulgado até o momento não vê nada demais, nada que comprometa a sentença dada por ele no caso do tríplex e confirmada pelo TRF4.

Farpas

Clima foi tenso entre vereadores de situação e oposição durante a sessão de segunda-feira na Câmara de Içara. Durante o horário político, os parlamentares do MDB criticaram a ausência dos vereadores do PP no encontro que discutiu a saúde de Içara. “Para criticar é preciso ouvir, é preciso estar presente é preciso participar’, disparou Flávio Felisberto. “Acho que vocês não vivem na mesma cidade. É muito estranho esse tipo de crítica”, emendou Lauro Nogueira.

Professores 

Professores de todos os municípios que participam do prêmio Acic de Matemática podem se inscrever, a partir desta quarta, no Prêmio de Mérito dos Profissionais de Educação. Será a segunda edição do prêmio e as inscrições devem ser feitas via Internet. “No último ano, o prêmio foi apenas para Criciúma, mas houve pedido de outras cidades e ele foi expandido. O grande objetivo é valorizar os profissionais da educação”, explica a professora Rose Reynaud que coordena o projeto.

Sem reajuste

Pelo segundo ano, consecutivo as tarifas do transporte coletivo de Criciúma não devem ter reajuste. A informação é do prefeito de Criciúma Clésio Salvaro. “Há um esforço do governo em conjunto com as empresas para garantir que o custo da tarifa não seja alterado e que se tenha por aqui a menor tarifa de Santa Catarina. Essa medida é para tornar o transporte coletivo mais atrativo e fazer com que as pessoas deixem o carro em casa e possam usar mais o nosso transporte coletivo”.

Saúde

Prefeito Clésio Salvaro disse ontem durante entrevista à Difusora, que espera concluir em breve uma das mais modernas unidades de Saúde do Estado. A nova estrutura vai funcionar no prédio do antigo INPS, na rua João Pessoa. “E vai substituir a estrutura da unidade central, que hoje fica em frente ao Hospital São José. Será uma unidade de alto nível e que vai melhorar em muito o atendimento”, aposta. Segundo ele, a expectativa é que até dezembro a obra esteja pronta para inauguração.

Jorge Lacerda

Moradores do Bairro Verdinho tem audiência pública programada para esta sexta-feira. Na pauta a restauração da Rodovia Jorge Lacerda. “Há um compromisso do Estado em fazer esse trabalho no próximo ano, mas a comunidade quer ser reunir, mostrar força e garantir que a rodovia esteja sim no orçamento do ano que vem”, afirma o vereador Salésio Lima

Frio

Previsão de frio intenso nos próximos dias preocupa os agricultores. Em Içara, o presidente de Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jair D’Estéfani, explica que o fumo, banana e hortaliças têm o cenário mais preocupante, devido à possibilidade de danos significativos com a geada.