Em todo o mundo, quase 30% dos alimentos produzidos são perdidos. Somente no Brasil, o volume seria suficiente para alimentar todos que passam fome. Os números demonstram o desperdício tão presente na cadeia produtiva e deixam em evidência a importância de melhorar os processos.
Pode ser com matéria-prima; energia elétrica ou térmica, qualificação; uso de ferramentas adequadas, redução do absenteísmo ou ainda uma gestão mais eficaz. “O custo é necessário para produzir. O desperdício não”, lembra o mestre em Engenharia de Produção, Flávio Lima.
“É necessário conhecer o valor da matéria-prima, dos processos, pessoas, taxas e impostos, além de uma margem de lucro para a definição do preço ideal e o cálculo da diferença com o preço real”, enaltece o especialista em administração estratégica, Alex Fabian Antônio.
Os facilitadores da startup Reduza Custos apresentaram na prática como melhorar a eficiência. A redução de custos apresentada na Unisul de Içara foi o sexto módulo do Programa Práticas de Gestão da Associação Empresarial de Içara.
A capacitação iniciou em março com fluxo de caixa, trabalhou ferramentas internas de venda, técnicas para melhorar a relação externa, promoção de ideias e pessoas, além de gestão financeira com diferentes especialistas. O encerramento será sobre gestão de processos e produtividade no próximo dia 24.