Coluna José Adílio – 11/06/2019

112

Balneário Rincão

O Jornal Gazeta, com uma história de 16 anos, valoriza sempre as notícias da região, e Balneário Rincão é um dos principais municípios de abrangência do Gazeta. A partir de hoje, as atenções para o Rincão vão se intensificar ainda mais, com uma coluna semanal assinada pelo jornalista José Adílio, que tem uma história de mais de 20 anos dedicada ao jornalismo da região Sul. O foco da coluna é valorizar as ações que estão sendo realizada no município, para que Balneário Rincão siga com este ritmo acelerado de desenvolvimento. Novamente, os moradores de outros municípios e outras regiões voltaram suas atenções ao balneário, tanto que na última temporada de verão, houve um acréscimo de visitantes maior do que nos anos anteriores.

Calçadão 

A empresa Setep foi a vencedora da licitação para a obra de implantação da segunda etapa do calçadão da Beira-Mar, que irá da Plataforma Norte até a área central, onde foi realizada a primeira etapa. O valor do projeto é de R$ 3 milhões. Por causa do impacto positivo que a primeira etapa causou no verão, atraindo um número maior de visitantes, o prefeito Jairo Custódio quer que a obra, que deve começar nos próximos dias, esteja pronta até o próximo verão. As lajotas serão retiradas pela empresa que venceu a licitação. Para antecipar algumas ações, o prefeito já esteve reunido com o presidente da Cooperaliança, Dede de Jesus, para que sejam realizadas as mudanças na rede de energia elétrica. O presidente da Cooperaliança se comprometeu em agilizar os trabalhos.

Orçamento Comunitário

Nessa segunda-feira, foi realizada reunião com todos os delegados do Orçamento Comunitário, que entrou na segunda etapa. Prefeito Jairo Custódio aproveitou o encontro para traçar o cronograma do começo das obras. Estiveram reunidos os delegados de todas as comunidades no CEI Sonho Infantil e no futuro berçário. As obras escolhidas pelas lideranças do bairro Pedreira foram a pavimentação da rua Pedro José Vargas, rua José de Lagos Inácio e a implantação de uma lotérica. Mais duas ruas foram garantidas: a pavimentação da rua Manoel José Marcelino e da rua principal do Loteamento Cechinel.

Lagoa dos Freitas

A obra de pavimentação da rua Atlântida é uma das últimas do primeiro orçamento comunitário que está sendo concluída. Lideranças das comunidades estão contado os dias para a inauguração. As próximas três obras escolhidas pela comunidade foram a pavimentação da rua 13 de Maio, da Capela Mortuária; rua Copa Cabana, que passa em frente da escola; e rua Teodorico Pedro Lino, que dá acesso ao distrito industrial. Obras de reformas da Escola José Réus, ainda estão em andamento.

Recuperação 

As chuvas dos últimos dias de maio causaram grande estrago em Balneário Rincão, com o prefeito Jairo Custódio assinando decreto de emergência no município. As obras de recuperação já estão sendo feitas. Já receberam reparos a estrada de acesso ao Torneiro, a estrada de acesso à Barra Velha e a melhoria com patrolamento na estrada de acesso a Urussanga Velha. Nesta semana, a equipe de obras estará trabalhando na recuperação das estradas da Zona Sul, incluindo a comunidade do Chico do Poço, que foi muito afetada. O grande volume de água também causou grandes estragos na avenida Beira-Mar.

Berçário

Expectativa do prefeito Jairo Custódio é de colocar o berçário do bairro Pedreiras em funcionamento dentro de 30 dias. Obra está recebendo os últimos retoques e os móveis já foram adquiridos. Processo está sendo cuidado pela Secretária de Educação Juci Fernandes, que deve lançar o edital nos próximos dias.

Julifest 

Este fim de semana será de festa em Balneário Rincão com a realização da 9ª JuliFest. Abertura será na sexta-feira com a participação de todas as escolas do município. A programação contempla apresentação culturais dos alunos nos três dias de programação. Na sexta-feira, dia 14, terá a escolha da rainha da Festa da Tainha, com o desfile das candidatas. No sábado, haverá mais atrações e fecha no domingo com o sorteio do bingo, com os recursos da venda das cartelas sendo revertidas para as escolas. No domingo ainda terá a Feijoada promovida pela OPA.

Festa da Tainha

Passando a realização da JuliFest e a escolha da corte, o foco da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura volta-se para a organização da Festa da Tainha, que já tem os shows nacionais definidos com as apresentações de Munhoz e Mariano, Yasmim Santos e Dazaranha. O palco alternativo também terá uma vasta programação cultural.

Política

PSL faz reunião nesta quinta-feira para começar a traçar estratégias visando as eleições municipais de 2020. Se seguir a orientação nacional, o PSL terá candidato a prefeito e o nome pode começar a ser definido nesta primeira reunião. Na eleição de 2018, partido surpreendeu com a boa votação que fez no município para os candidatos a deputados federal e estadual, principalmente os dois que conseguiram se eleger. Daniel Freitas para a Câmara dos Deputados, e Jessé Lopes para a Assembleia Legislativa.

Revisão Eleitoral

Balneário Rincão está fazendo a revisão eleitoral, e simultaneamente, a biometria. Eleitores do município precisam passar no cartório eleitoral de Içara ou então no posto de atendimento colocado no município até o dia 9 de novembro. Os que não realizarem a biometria correm o risco de ter o título cancelado. Como muitos dos eleitores do Rincão moram em outros municípios, o número de eleitores para as eleições de 2020 pode diminuir.