Prêmio foi concedido pela The Nature Conservancy, uma das maiores organizações de conservação ambiental do mundo.

O empreendedor Jeison Cechella é novo herói da Alimentação Sustentável. O reconhecimento foi concedido pela The Nature Conservancy (TNC), uma das maiores organizações de conservação ambiental do mundo.

Ele venceu o concurso Win For Earth 2019, pela execução de práticas desenvolvidas por seu projeto: “Plant: Fazendas Urbanas”, que consiste em um negócio/projeto de impacto em que se trabalha com agricultura urbana e inclusão social nos grandes centros urbanos brasileiros. “A gente nasceu em 2017 e temos o propósito de construir relação entre pessoas, empresas, cidades e alimentos”, explica.

No negócio desenvolvido em São Paulo, Jeison realiza projetos de hortas e fazendas urbanas em espaços corporativos que geralmente estão subutilizadas: lajes, telhados, estacionamentos, terrenos, etc.

“A gente vende para essas empresas e grandes corporações e desenvolvemos o nosso projeto. Então, dentro do nosso modelo de negócio, a gente trabalha muito com o princípio de economia local”, afirma.

Foco nas pessoas

Segundo ele, o projeto busca produzir praticamente todas as mudas de famílias de produtores locais e, posteriormente, as famílias se tornam as fornecedoras de mudas orgânicas da Plant. Dentre os principais produtos produzidos estão temperos, legumes e hortaliças. “O material para as nossas hortas a gente compra tudo de cooperativas de beneficiamento de materiais recicláveis e a manutenção desses projetos fica a cargo de pessoas em vulnerabilidade social”, conta.

“A gente tria, capacita e contrata essas pessoas para que elas se tornem responsáveis pela manutenção do nosso projeto, que são geralmente os nossos jardineiros e jardineiras”, detalha Jeison.

O projeto também busca incluir a compostagem dos resíduos orgânicos a garantia de que tudo o que foi produzido dentro da fazenda seja totalmente orgânico. “Tudo que sobra dos restaurantes, lanchonetes e refeitórios das empresas, a gente transforma essas sobras em adubo no processo de compostagem e esse adubo vai para a horta em forma de composto, que ajuda na produção dos alimentos”, ressalta.

Foco em São Paulo

Engenheiro ambiental, atualmente Jeison Cechella reside em Içara, mas está ativamente participando do desenvolvimento do projeto Plant em São Paulo. “Está sendo muito bacana esse reconhecimento. Isso é muito importante para a gente”, diz, lembrando que o negócio está focado na grande São Paulo.

Jeison conta que São Paulo é uma das principais cidades do país para que o negócio se desenvolva. “A gente precisou começar em uma grande capital, que é onde tem a maior concentração de grandes empresas multinacionais, etc”, explica. Dentre as corporações e empresas que já aderiram ao projeto estão: empresas do setor químico, hospitais do setor privado e demais empresas.

Fase inicial em SC

Em Santa Catarina, o projeto foi apresentado para empresários de Florianópolis, mas a conversa ainda está em fase inicial. No Sul catarinense, não houve avanço nas conversações com nenhuma empresa.

“Grande parte da concentração na sociedade está nas grandes cidades, grandes metrópoles e não faz muito sentido porque grande parte dos alimentos que a gente produz vem da zona rural”, destaca.

Segundo ele, esse tipo de ação é uma tendência mundial. “A gente tenta aproximar a produção de alimento dos consumidores através de produção local, onde há maior concentração de habitantes para valorizar a economia local e reduzir o impacto ambiental”, pontua.