Primeiro viúvo é ordenado padre na Diocese de Criciúma

Um momento histórico nos quase vinte e um anos de caminhada da Diocese de Criciúma. No sábado, a Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua, em Sombrio, abriu as portas para acolher fiéis de diversas paróquias da região, que acompanharam a primeira ordenação sacerdotal de um viúvo na Diocese de Criciúma. Com o lema “O Senhor é meu pastor e nada me falta” (Sl 22,1), o diácono Vânio Margutti Pereira, que no dia 24 deste mês completa 58 anos de idade, foi ordenado padre pela imposição das mãos do Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach. Vânio recebeu o ministério do diaconato em 02 de dezembro do ano passado, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, onde está a serviço da Igreja em Urussanga. Pai de Vanéli, de 34 anos, Vânio ficou viúvo de Eliane após 30 anos de matrimônio, em 12 de dezembro de 2011, em decorrência de um acidente vascular cerebral.

Ao diácono, está “é a segunda chance dada por Deus” para abraçar o sacerdócio, uma vez que ele já foi seminarista, aos 19 anos de idade, quando ingressou no seminário da Ordem dos Servos de Maria, em Turvo, onde estudou durante três anos. Natural de Praia Grande (SC), aos 13 anos, Vânio se mudou para Sombrio, junto dos seis irmãos e dos pais, Ilda Margutti e Alcides Pereira (em memória). O testemunho dos freis capuchinhos Gervásio e Protásio, em sua terra natal, foi o exemplo para sua vocação.
Em janeiro de 2017, o diácono concluiu os estudos na Escola Diaconal Santo Estevão, em São Leopoldo (RS), e depois, participou integralmente das atividades do Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis (SC). Educado na fé católica, Vânio sempre participou ativamente na Paróquia Santo Antônio, onde, com sua falecida esposa, integrou a Comissão de Assuntos Econômicos e Pastorais, Conselhos de Pastoral da Paróquia e da Comunidade, Irmandade de São Sebastião e também coordenou os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística.

Santuário de Caravaggio acolhe mais uma edição do Contabilizando Saúde

Já se aproxima a 68ª edição da Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza. De 17 a 25 de maio, o Santuário Diocesano celebra a novena em honra a Padroeira, com a participação de caravanas de diversas paróquias, além de procissões com transladação da imagem partindo de residências do Distrito. O grande dia da Romaria é o domingo 26 de maio que, neste ano, coincide com o dia em que a Igreja lembra a aparição de Nossa Senhora de Caravaggio à camponesa Gianetta.

Uma atividade que já se tornou tradição, assim como a própria festa e as contínuas manifestações de fé dos peregrinos que se dirigem até o Santuário, é a Caminhada “Contabilizando Saúde”, que neste ano completa dez anos. Aconteceu no sábado, 11, saindo do Estacionamento do Bloco Administrativo da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), ao lado do terminal de ônibus do bairro Pinheirinho, em Criciúma, e teve por trajeto as avenidas Universitária e Assembleia de Deus, rua Miguel Napoli e rodovia SC 447. No final, houve celebração da Missa, presidida pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, padre Joel Sávio. O reitor do Santuário, padre Valdemar Carminati, fez a acolhida aos participantes da caminhada.

Caminhada da Família com gestos solidários aconteceu neste sábado em Içara

No sábado, 11, véspera do Dia das Mães, o Setor Vida e Família e a Pastoral Familiar da Paróquia São Donato, de Içara, em parceria com outras pastorais e movimentos da Igreja paroquial, promoveu a tradicional Caminhada da Família. Além da entrega do folder com orações e mensagens voltadas às mães e a família, a caminhada deste ano serviu para exercitar a solidariedade, unir esforços em prol da saúde integral das pessoas e desenvolver a prática da cidadania.
À caminhada somou-se, neste ano, ao projeto “Sábado Família Solidária”. Com o apoio da Prefeitura, através das Secretarias de Saúde, Educação e Social, Clubes de Mães e Idosos, Fundação Cultural, Rede Feminina de Combate ao Câncer, escolas estaduais, Colégio Cristo Rei, APAE, CDL, AFAI, Observatório Social, Escoteiros, Rádio Difusora, entre outros, diversas estratégias se tornaram realidade durante o dia. “Aprovada pela Assembleia Paroquial a prioridade na atenção à Pastoral Social, bem como iluminados pelo agir da Campanha da Fraternidade 2019, somos convocados a assumir atitudes e Políticas Públicas em prol das Famílias. O Papa Francisco, em seus documentos e pronunciamentos, nos chama a uma ‘Igreja misericordiosa, pobre, com os pobres e para os pobres’, que atue na sociedade, unindo esforços com os poderes públicos constituídos e as entidades, indo ao encontro das necessidades mais urgentes”, ressalta a justificativa do projeto.