Nesta etapa, devem procurar as unidades de saúde, os idosos, gestantes, crianças, puérpera e pessoas com doenças crônicas
A procura por vacina contra a gripe H1N1 está com prura baixa nas unidades de saúde de Içara e Balneário Rincão. A campanha começou no dia 10 de abril e segue até o dia 31 de maio. Gestantes e crianças menores de seis anos foram as primeiras a começar a receber à vacina desde o início de abril.
Agora, também podem se vacinar os idosos, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, professores, funcionários do sistema prisional, presos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e asma.
De acordo com a secretária de Saúde de Içara Jaqueline Santos, no município a procura para fazer a vacinação na primeira etapa ficou dentro do esperado. Ela explica que as unidades de saúde estão preparadas para receber as pessoas que tem direito a dose.
No Balneário Rincão, a coordenadora de Saúde Básica Iona Vieira Bez Birollo, falou que a procura está abaixo do esperado. Ela disse que as unidades de saúde dos bairros ficam abertas das 8h às 17 horas, mas que no posto central, as pessoas podem se vacinar no horário estendido até as 21 horas. O dia D da campanha será no sábado, 4 de maio.
Febre Amarela
Nos dois municípios, as secretarias de saúde estão aproveitando que as pessoas estão indo fazer a vacina da gripe e estão aplicando a da febre amarela para quem ainda não recebeu. Em Balneário Rincão, as enfermeiras estão procurado as escolas e com autorização dos pais estão fazendo a vacina nas crianças.
Orientação
A orientação é que indivíduos que apresentem sintomas de gripe evitem sair de casa, assim como aglomerações e ambientes fechados, e adotem hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos. É importante conversar com o médico para, caso a situação se agravar, buscar apoio rapidamente.
Recomendam-se ainda medidas gerais de proteção, como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, e a adoção da etiqueta respiratória, que consiste em cobrir a boca ao tossir ou espirrar. Isso impede a transmissão do vírus. Outra dica importante é não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.