Um livro que devemos ler: O futuro da humanidade

A leitura é tão importante para o ser humano quanto é o alimento. Um nutre a mente, o outro o corpo. O futuro da humanidade de Augusto Cury, com 8 milhões de livros vendidos no Brasil, é um destes alimentos, que nutre a alma de qualquer leitor. Narra a história de um médico e um mendigo em busca de um mundo melhor, conduz o leitor a refletir sobre os paradigmas da medicina, a indústria do preconceito, o sistema social e a nossa própria vida.

Os vários ensinamentos que tive, talvez estes me emocionaram mais, e durante a leitura eu parava para meditar sobre a frase lida, como se eu estivesse ouvindo uma música e refletia sobre a minha própria vida. Aqui estão as pérolas (as frases):

1. Cada ser humano é uma caixa de segredo a ser explorada. Quando o excluímos, é porque não os entendemos.

2. Na sociedade há muitas pessoas tentando conquistar o mundo exterior, mas não o seu mundo interior.

3. Não há pessoa isenta de sofrimento. O que há são pessoas menos encarceradas que outras. Todos somos reféns de algum período no passado.

4. A ética está morrendo e a violência faz parte da teia social. As pessoas não sabem perscrutar os recônditos das necessidades dos outros.

5. Sinto-me como Sócrates, condenado à cicuta, destinado ao eterno silêncio, mas aonde estão quem ousa me enfrentar no campo das ideias?

6. Vocês podem calar a minha voz, mas não os meus pensamentos. Podem acorrentar meu corpo, mas não a minha mente! Não serei plateia de uma sociedade doente, serei autora da minha história! Os fracos querem controlar o mundo; os fortes, o seu próprio ser!

7. Isso não é loucura. Não estou brincando. Abracem árvores, contemplem a anatomia das nuvens, cumprimentem as pessoas, não escondam seus sentimentos de quem amam, falem dos seus sonhos. Deixem-me filosofar: a existência é um belíssimo livro. Ninguém pode fazer uma excelente leitura desse livro se não aprender a ler as pequenas palavras…

8. Ninguém morre, quando vive em alguém Doem seus órgãos.

9. Schopenhauer disse que não deveríamos basear nossa felicidade pela cabeça dos outros. Você se esqueceu de que não deve esperar os aplausos dos outros para ser livre.

10. Não basta saber, é preciso também aplicar; não basta querer, é preciso também agir.

11. Ser feliz é ser capaz de dizer “eu errei”, é ter sensibilidade para falar “eu preciso de você”, é ter ousadia para dizer “eu te amo”. A felicidade não existe pronta, não é uma herança genética, não é um privilégio de uma casta ou camada social. A felicidade é uma eterna construção”.

Espero que o leitor aprecie as palavras que ilustraram meu texto, repense sua vida e torne-se vencedor sem desistir dos sonhos.