A Administração Municipal de Balneário Rincão fechou na semana passada a série de reuniões da segunda edição do Orçamento Comunitário. A partir de agora, alguns caminhos serão percorridos até o começo das obras. De acordo com o prefeito Jairo Custódio, os recursos já estão assegurados.
“Mas, agora com as demandas levantadas, vamos organizar os pedidos junto à equipe técnica. Depois chamaremos os delegados eleitos pelas comunidades, e por fim daremos os devidos encaminhamentos às ações e obras”, explica o chefe do Executivo municipal.
Os delegados vão definir os serviços que terão prioridade. “Neste projeto, o que for solicitado pela comunidade deve estar, no período de um ano, licitado ou em andamento”, estima Custódio. Diversas obras da primeira edição do Orçamento Comunitário, promovida em 2017, já foram entregues, enquanto outras estão em fase de conclusão.
Na segunda edição, o projeto realizado pela prefeitura de Balneário Rincão percorreu oito regiões da cidade, ouvindo suas necessidades e elencando prioridades. Foram 24 obras e ações, como construção de creches, praças, pavimentações, ginásio, capela mortuária, revitalização de centro comunitário, investimentos em saúde e segurança.
Os encontros iniciaram no dia 15 de março e encerraram na última sexta-feira, contando com o envolvimento de quase duas mil pessoas. “As comunidades se organizaram para participar das reuniões, e isso mostra o processo democrático na escolha. Na primeira edição, o bairro Pedreiras, por exemplo, contou com a participação de 60 pessoas. Dessa vez, mais de 300 moradores estiveram presentes, pois sabem que o Orçamento Comunitário é algo sério e será feito”, destaca o vice-prefeito, Luiz Laurindo.
“Mais uma vez saímos satisfeitos com a participação dos moradores e com as prioridades escolhidas por eles. Agora é organizar para que essas obras sejam efetivadas”, indica o prefeito. Ele explica que a cada encontro foram eleitos delegados, no total de 87. “E esses são os representantes das comunidades nas negociações daqui em diante”, aponta.
Na pauta, infraestrutura e reforço em áreas como saúde e segurança
A primeira comunidade a ser ouvida pelo prefeito Jairo Custódio e o vice-prefeito, Luiz Laurindo, foi Barra Velha. Os moradores fizeram várias solicitações, mas elegeram três delas como prioridade: a ativação do posto policial do bairro, a construção de um ginásio poliesportivo e melhorias na saúde.
Já os moradores da Lagoa dos Esteves optaram pela construção da capela mortuária, pavimentação do acesso à Plataforma Sul e a pavimentação da avenida da Lagoa do Faxinal.
Com recorde de público, o bairro Pedreiras, que ganhou o primeiro berçário do município, eleito na primeira edição do Orçamento Comunitário, dessa vez, optou por uma lotérica e pavimentações das ruas Pedro José Vargas e José de Lagos Inácio.
Os moradores do Centro, que fizeram questão de participar e agradecer pelas obras que estão ocorrendo na cidade, como o calçadão, escolheram a construção de uma creche no bairro União, a revitalização do Centro Comunitário e pavimentações.
Já a comunidade do Rincão Sul mobilizou os moradores e pleiteou uma praça, com pista de caminhada, quadra de esportes e uma passarela de acesso ao mar. A praça será construída no acesso sul. Além disso, também optaram pela construção de um centro comunitário e pavimentações.
O bairro Urussanga Velha escolheu pavimentações, melhorias nas estradas e ampliação da creche. A Lagoa dos Freitas elegeu como prioridade uma rótula na SC-445, ampliação do Centro de Educação Infantil (CEI) e pavimentação da rua da escola municipal José Réus. E as comunidades de Mirassol, Chico do Poço e Condomínio Deobaldo Donato Pacheco decidiram por melhorias no condomínio, uma creche no Mirassol e uma praça no Chico do Poço.
“Temos que elogiar e agradecer essa administração. Eu nunca vi algo assim: o prefeito vir até a comunidade perguntar o que queremos. Isso é muito bom, afinal, somos nós que sabemos o que mais precisamos. A prefeitura está de parabéns, pois no primeiro orçamento elegemos nossa prioridade e eles realizaram. Agora temos certeza que vão efetivar nosso pedido”, ressalta Maicon Anacleto, morador do Condomínio Deobaldo Pacheco.