Essa é a expectativa dos envolvidos com a segurança pública de Santa Catarina, se comparando os dados com 2018. Içara, porém, mostra números alarmantes

O relatório apresentado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), neste mês, aponta queda no número de homicídios em Santa Catarina no primeiro semestre de 2019 se comparados os dados do mesmo período do ano passado. A queda foi de 23%, ou seja, passou de 443, em 2018, para 339 em 2019.

Enquanto Balneário Rincão (dois homicídios em 2018 e um em 2019) e Criciúma (16 em 2018 e 12 em 2019) acompanham a tendência estadual na diminuição deste tipo de crime, em Içara os dados são crescentes.

“Não houve homicídios na cidade no primeiro semestre do ano passado, mas já são quatro em 2019”, disse o coronel Cosme Manique Barreto, comandante da 6ª Região de Polícia Militar, que compreende as 27 cidades da Amrec e da Amesc.

O número de feminicídios também foi maior em Içara nos períodos analisados. Nenhum em 2018 e dois em 2019. Balneário Rincão e Criciúma se mantém no mesmo índice do ano anterior.

Ainda com os dados aumentando na capital catarinense do mel, no geral, os números são positivos segundo Barreto, que ressalta que para esse resultado acontecesse, algumas medidas foram adotadas.

“A 6° RPM intensificou o trabalho policial na prevenção como visitas comerciais e escolares, Rede de Vizinhos PMSC, a Rede de Segurança Escolar, Rede Catarina de Proteção à Mulher, Ronda Penal (conseguimos regredir a pena para regime fechado de muitos apenados), criamos um Grupo de Operações que fiscaliza o trânsito em Criciúma e Região e fiscaliza bares em áreas vulneráveis. São ações positivas que tem trazido resultados significativos”, explica.

Dentro dos lares

Sobre os dados relacionados ao feminicídio, que apontam uma crescente, o coronel explica que as ações dos órgãos de segurança “nestes casos, são mais de orientação e fiscalização, uma vez que o feminicídio é um crime que ocorre dentro dos lares, na maioria das vezes no convívio entre agressor e agredida. A formação ética e moral das pessoas será a base para mudar. Mesmo assim a PMSC tem o programa Rede Catarina de Prevenção aos Crimes Contra a Mulher, realizando rondas em residências aonde há a proteção pela lei da mulher e ainda realiza palestras abordando o tema”, sublinha.

Entre as regiões da Amrec e Amesc, a avaliação também é positiva. “Pelos indicadores e movimentos perceptíveis do mundo do crime, acredito que ficaremos abaixo de 60 homicídios na 6° Região de Polícia Militar. Números que nos deixam otimistas e nos coloca numa situação favorável uma vez que a ONU reconhece que estar abaixo de 10 homicídios é ser uma cidade tranquila”, explica acrescentando que na região não há guerra de gangues ou de traficantes. “As situações são pontuais como por exemplo a cobrança de dívidas”.

A 6° Região comporta 27 cidades, somando 630 mil habitantes.