Encaminhado

Encontro realizado para discutir o estacionamento rotativo em Içara terminou com saldo positivo. “A empresa reconheceu que se comunica mal e que falta informação aos usuários. E também houve comprometimento da empresa em treinar melhor seus monitores. Além disso, a empresa também se comprometeu a estudar uma alternativa para tratar daquela multa de R$ 18 aplicada quando o cidadão não paga o estacionamento”, explica a vereadora Edna Benedet. De fato o estacionamento rotativo foi bom, hoje é fácil encontrar vagas em Içara e o preço cobrado está justo. O único problema é de fato essa dificuldade de encontrar um monitor e principalmente resolver o problema quando se precisa deixar o carro e não tem a quem pagar a tarifa do estacionamento. Em Criciúma, você tem uma semana para colocar o valor em dia e o preço não muda, equivale a uma hora do estacionamento. Algo semelhante pode ser adotado por aqui. Se há boa vontade por parte da empresa é sinal de que o impasse está perto do fim.

Menos médicos

Governo de Içara segue tentando contratar médicos para repor os profissionais que simplesmente abandonaram a versão Bolsonaro do Mais Médicos. Enquanto isso não acontece, unidades de saúde que possuíam dois profissionais estão cedendo os médicos para atuar nas unidades desguarnecidas. Isso deixa o atendimento mais lento. Como se isso não bastasse, esse dinheiro para contratar médicos por conta própria vai sair de outras ações que o governo projetava para a cidade.

Taxa zero

Vereador Israel Rabelo apresentou na Câmara projeto para isentar o microempreendedor individual de qualquer taxa. “Conforme a proposta, ficam reduzidos a zero todos os custos, inclusive prévios, relativos à abertura, inscrição, registro, funcionamento, alvará, licença, cadastro, alterações e procedimentos de baixa e encerramento e demais relativos ao microempreendedor individual. Não podemos exigir que os MEIs paguem estas taxas porque fará falta na empresa”, ressalta o parlamentar.

Agencia reguladora

Câmara de Vereadores aprovou na sessão de terça-feira a contratação de uma nova agência reguladora para Criciúma. A decisão deve ampliar o debate sobre a tarifa de água e esgoto na cidade. “Uma medida importante para darmos a resposta que o contribuinte quer, que é uma tarifa com valor diferenciado”, ressalta o presidente do Legislativo, Miri Dagostin. Para o vereador Júlio Kaminski, a contratação de uma nova agência reguladora é fundamental para discutir as tarifas na cidade, mas deveria também servir de sinal para estancar, pelo menos por ora, as discussões sobre o rompimento com a Casan. “Agora com a agência o ideal é esperar eles trabalharem e indicarem se dá para seguir com a estatal ou não”, justifica.

Contra a violência

Vereadora Edna Benedet reafirmou em entrevista à Difusora a preocupação do Legislativo com o crescimento nos casos de violência contra a mulher. “Esta semana vamos voltar a conversar sobre esse assunto e pretendemos, junto com o município e o poder judiciário, criar um grande movimento, uma campanha educacional e sugerir ações para frear estes casos”, argumenta a vereadora.

Encontro positivo

Presidentes de Câmaras de toda a Amrec e os secretários de Saúde se reuniram ontem na Câmara de Içara para discutir a abertura da UTI do São Donato. “Vamos sair com uma posição para cobrar do governo, em conjunto, a abertura da UTI. Sabemos que muitas cirurgias não são realizadas porque faltam leitos de UTI, mas temos tudo pronto para funcionar e o Governo do Estado não toma decisão. É isso que vamos cobrar”, diz o presidente do Legislativo içarense, Rodrigues Mendes.

Educação domiciliar

A ministra dos Direitos Humanos, da Mulher e Família, Damares Alves, informou na terça feira que o governo deve editar em até cinco dias medida provisória com as regras para a legalização do ensino em casa de crianças e adolescentes, o chamado home schooling.  A medida permite que as famílias eduquem seus filhos sem a obrigação de ir à escola.

Horário de verão

Governo volta a discutir a possibilidade de acabar com o horário de verão. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, um estudo deve ser entregue ao presidente Jair Bolsonaro até o fim da próxima semana.

Reforma

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a aposentadoria rural não vão permanecer na proposta da reforma da Previdência. “Esses temas devem cair já na CCJ. São temas que não sobrevivem no Plenário”, argumenta.

Sem acordo

O encontro entre o governador Carlos Moisés e o prefeito Clésio Salvaro foi rápido e sem solução. Não houve qualquer evolução e o prefeito de Criciúma já avisou que o município vai lançar um contrato emergencial para os serviços de água e esgoto. Deixou evidente que vai romper o contrato. Uma decisão que deve impactar diretamente também em Içara.