Semana da UTI

Encontro realizado na capital nesta quinta-feira vai debater a abertura da UTI do São Donato. Inaugurada oficialmente no final de dezembro a estrutura precisa de recursos para começar as operações. “Sem o aporte financeiro do Estado a UTI não abre. O Custo é de R$ 400 mil por mês. Então nesta quinta-feira, com o Deputado Jessé e o ex-secretário Acélio Casagrande vamos tentar resolver esse impasse. Também aproveitaremos para tentar garantir que seja colocado em dia o recurso da Maternidade. O hospital tem pelo menos 600 mil a receber”, explica o diretor administrativo do Hospital São Donato, Júlio de Lucca. Ao longo desta semana, de Lucca também espera resolver a contratação de médicos pediatras para atuarem na instituição. “O recurso já está garantido, mas ainda não temos os profissionais disponíveis para iniciar o atendimento. Acho que no decorrer da semana vamos achar uma solução”.

Procurando chifre

Cavalo não tem chifre e todo mundo sabe disso. Mas, no entanto, há ainda quem insista em revirar a crina do pobre coitado para tentar encontrar. Explicando:  Sexta-feira divulguei informações sobre uma pesquisa de consumo interno, e que mostra alguns cenários possíveis do processo eleitoral para o próximo ano. Tudo normal, inclusive sob o ponto de vista legal. Mas teve quem não gostou. Alguns integrantes do PP trocaram mensagens revoltadas via Whatsapp (li todas). Uma reação que surpreende até porque a virtual candidata do partido é quem lidera em todos os cenários.

É candidato

Falando em eleições em Içara, Alex Michels recebeu Júlio Garcia em seu Pub na última sexta-feira. Foi um evento para celebrar o aniversário do presidente da Alesc, mas que também teve peso partidário. O PSD projeta ter candidato a eleição em Içara e Alex Michels deve ser o escolhido. “Estou trabalhando neste sentido. Sou candidato da situação até pela relação que temos com o prefeito Murialdo na gestão da cidade”, reafirma Alex Michels.

Cada vez mais fora

O tucano Júlio Kaminski está cada vez mais fora do PSDB. “Já está claro que não me querem mais no partido”, afirmou durante entrevista à difusora. No entanto, ele deixou claro que só pretende sair do partido quando tiver a cópia da ATA em que o PSDB o libera para deixar a legenda sem lhe exigir o mandato de vereador.

Febre amarela

Com índices de imunização bem abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde o município de Içara tem ação diferenciada nesta quarta-feira e também no fim de semana. “Na quarta-feira as unidades com sala de vacinação vão atender até as 20 horas e no sábado todas as unidades vão estar abertas e vacinando”, argumenta a Secretária Jaqueline dos Santos.

Agroponte

Feira Agroponte 2019 foi apresentada na última semana em Brasília. O publicitário Willi Backes aposta inclusive na vinda da Ministra da Agricultura ao evento programado para agosto. “Fomos muito bem recebidos pela Ministra, que é do ramo, e apostamos no apoio do Ministério para realizar o evento. Vamos ter uma grande feira, fortalecida e com novos expositores. Espaço para cerveja artesanal, cachaça de qualidade, vinhos de altitude e toda a tecnologia usada na nossa agricultura. De 14 a 18 de agosto a Agroponte espera os visitantes”, ressalta Willi Backes.

Mais caro

O preço dos remédios vendidos em todo o país pode aumentar até 4,33%, a partir desta segunda-feira (1º). O valor, definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, ficou acima da inflação de 2018, que fechou o ano em 3,75%.

O ministro

Ministro Marcos Pontes deixou Criciúma na última sexta-feira falando da intensão de incentivar a pesquisa desde os primeiros anos. “Fui aluno de Escola Pública e sei da importância de despertar o aluno para a ciência, incentivando projetos de pesquisa desde cedo. A intenção é ampliar o projeto ciência na Escola e dar a escola pública a condição de oferecer ao aluno o que a escola particular oferta hoje”, ressaltou Pontes. Para a reitora Luciane Ceretta foi um evento altamente positivo. “Apresentamos ao Ministro esse modelo de universidade, que não é privado e que contribuiu com o desenvolvimento da nossa região. Os reitores das universidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina saíram satisfeitos”, avalia.

Conversando

O PDT pode voltar a ter em breve um vereador no legislativo de Içara. Está em estágio adiantado a conversa entre o vereador Toninho de Mello e o empresário Joelson Cardoso o Cardeal, que é pré-candidato do PDT ao pleito do ano que vem. O assédio a Toninho não é novo, mas ganhou força nos últimos dias e vem sendo acompanhado de perto pelo deputado Rodrigo Minotto.

Falecimento

Içara perdeu nessa segunda-feira o empresário Higino Giassi, que faleceu aos 72 anos, vítima de câncer. Além de fundar um dos maiores grupos empresariais da cidade, Giassi teve relevante participação na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e foi presidente do Hospital São Donato.