Definição

MDB de Içara reúne seu diretório nesta terça-feira para definir quem será o candidato do partido na eleição deste ano. A disputa será entre o atual vice-prefeito Sandro Giassi Serafin e o ex-secretário de planejamento Arnaldinho Lodetti. Os dois tem trabalhado nos bastidores intensamente em busca dos votos. Arnaldo e Sandro também acertaram que após a convenção, independente do resultado, os dois vão trabalhar juntos para unificar o partido. Quem vencer também terá a missão de trabalhar para manter a aliança com PSD e PSDB, PT e PCdoB, que hoje compõe a atual administração de Içara. Para evitar problemas com aglomerações, os 45 membros votam ao longo de quatro horas. Presidente do partido ainda sonha com o consenso, mas pelo que se sente nos bastidores essa é uma missão quase impossível.

Chegaram

Os testes rápidos encaminhados pelo Governo Federal para testagem da Covid-19 chegaram a Amrec. Estão longe de serem suficientes para a tal testagem em massa, mas já são um começo. Com os testes as cidades terão um melhor controle da doença.

Estiagem

Município de Cocal do Sul em alerta com a estiagem. Segundo Márcio Zanette, responsável pelo Samae da Cidade, a situação no município é crítica. “As três barragens estão operando com menos de 15% da capacidade. Estamos enfrentando a maior estiagem dos últimos 27 anos”, explica. Segundo ele, o pedido é para que a população siga economizando água. “Isso é fundamental. Em paralelo a esse pedido para a população também vamos fazer o racionamentos alternados em bairros sem aviso prévio. Lamentamos, mas é necessário”.

Bandeira

Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou bandeira tarifária Verde em Maio. Isso quer dizer que não haverá acréscimo nas contas. Um dos motivos é bom volume de chuvas nas principais hidrelétricas do país. É o quarto mês seguido com bandeira verde.

Prejuízo

Produtores rurais de Içara seguem sofrendo com a estiagem. Principal problema é registrado nas lavouras de milho e também nas pastagens. “Em algumas lavouras de milho as perdas chegam a 100%. Aqueles produtores que tem plantações em terrenos mais úmidos ou plantaram mais cedo ainda vão colher alguma coisa. Na média as perdas são superiores aos 40%”, explica Luzi Fernando Búrigo Coan, Engenheiro Agrônomo da Epagri de Içara.

Auxílio

A liberação dos saques em dinheiro do auxílio emergencial começa hoje para os trabalhadores nascidos entre janeiro e março que receberam o depósito na conta-poupança social digital da Caixa, aberta especificamente para este programa. Sem a possibilidade de sacar até esta semana, esses beneficiários tinha a limitação de só poder fazer transferências e pagamentos pelo aplicativo Caixa Tem.

Eletivas

Governo de Criciúma espera encaminhar nesta semana a volta das cirurgias eletivas. Ação depende do Governo do Estado. “Mas entendemos que já é possível retomar os procedimentos, já que a maioria deles são realizadas nos hospitais da região. Vamos aguardar pela sinalização do Estado”, afirma Acélio Casagrande.

Pode sair

Prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo admitiu ontem na Massa que Nova Veneza que ainda pode realizar a festa da Gastronomia. “Estamos avaliando mudar a data, mas ainda não temos essa definição”, argumenta.