Os profissionais da saúde já têm data definida para o início a campanha de vacinação contra a gripe. Do dia 10 a 19 de abril, serão vacinadas apenas gestantes, crianças até seis anos de idade e puérperas. Depois dessa data, serão imunizados os demais grupos prioritários.

O foco da campanha de 2019 conta com pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses até menos de seis anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores de escola pública ou privada, profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em medida socioeducativa, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Em Içara, de acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Laura Maté, a meta é vacinar 90% do público-alvo. “Ainda não recebemos o número exato de pessoas que precisaremos vacinar”, conta Laura.

As vacinas estarão disponíveis em todas as Estratégias Saúde da Família do município, que atenderão das 8 às 17 horas, inclusive no Dia “D”, marcado para 4 de maio. Após o dia de 19 de abril, os demais grupos abrangidos pela vacinação poderão ser vacinados até 31 de junho.

“Sempre orientamos que a vacina é segura e não pode causar a doença, pois algumas pessoas ainda têm receio com relação a isso. Os grupos de gestantes, mulheres no pós-parto, idosos, crianças pequenas e doentes crônicos têm risco muito maior de desenvolver complicações decorrentes de uma gripe. Por isso é importante fazer a vacinação”, alerta Laura.

 

Meta no Rincão é de imunizar 3,6 mil pessoas

 

Em Balneário Rincão, a meta é vacinar 3,6 mil pessoas. As vacinas estarão disponibilizadas em todas as unidades de saúde: no Rincão Sul, Centro, Pedreira e Lagoa dos Freitas.

“Além de dois postos que não são salas de vacina, mas vamos vacinar, que é na Barra Velha, e com horário estendido das 17 às 21 horas”, conta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Vera Lucia Leal Oliveira.

Segundo ela, a Vigilância Epidemiológica pretende colocar um carro de som nas ruas do município no Dia “D”, que ocorre em 4 de maio. Porém, ainda não foi confirmado. “A vacina para a gripe abrange também a H1N1 e a influenza, e no período de inverno as pessoas ficam muito gripadas. Tomando a vacina, essas pessoas estão prevenidas a esses vírus mais severos da gripe”, explica Vera.

No ano passado, Balneário Rincão conseguiu atingir a meta de vacinação. O único grupo que não chegou ao número previsto de vacinas foi o das gestantes. “Porém, nos demais grupos a gente obteve sucesso”, conclui.