O prefeito do Balneário Rincão, Jairo Custódio, iniciou na última semana a segunda etapa do Orçamento Comunitário. A primeira reunião foi em Barra Velha; nessa quarta-feira em Lagoa dos Esteves (com moradores também das localidades de Lagoa do Faxinal, Condomínio Vila Suíça e loteamento Jorge Feliciano); e nesta quinta-feira, às 19h30min, será a vez da comunidade de Pedreiras. O encontro acontecerá no salão da igreja do bairro.

“O Orçamento Comunitário é uma maneira de a comunidade eleger a prioridade de investimento no seu bairro. O município foi dividido em oito regiões, em cada uma delas realizamos um encontro com os moradores e as necessidades são elencadas”, explica o chefe do Executivo municipal.

Ainda de acordo com o prefeito, o modelo deu certo. “Começamos esse projeto em 2017. Em cada reunião a comunidade elenca três prioridades e assim está acontecendo. As obras definidas nesta segunda fase devem ser iniciadas no final do primeiro semestre e entregues em 2020”, projeta.

Custódio acrescenta que algumas obras da primeira etapa ainda não foram finalizadas por falta de documentos, escrituras. “Houve um atraso, mas estamos trabalhando para atender todas as reivindicações”, garante.

Sobre a distribuição dos investimentos, o prefeito relata que a equipe vai com o orçamento pronto. “Já dividido para cada localidade. E a comunidade decide onde aplicar esses recursos. A importância da participação dos moradores é fundamental, pois nossa equipe tem algumas definições de obras para cada região, mas em função dos encontros acabamos mudando e fazendo o que eles necessitam. O que eles definem como prioritário”, resume.

 

Reivindicações

 

Jairo Custódio enumera as solicitações dos moradores de Barra Velha. “O primeiro desejo dos moradores foi a reforma do centro comunitário, junto do ginásio de esportes; depois, melhorar algumas questões relacionadas à saúde e, em terceiro, revitalizar as ruas”, declara.

Ele coloca ainda que o bairro já foi contemplado com as reivindicações da comunidade na primeira etapa. “Quando decidiram por finalizar o acesso ao bairro”, lembra, citando o término do asfaltamento.

Ainda de acordo com o prefeito, praticamente todos os bairros têm obras em andamento ou finalizadas. “Se visitarem nossos bairros vão perceber que em todos eles há uma obra. Ruas pavimentadas, estamos completando o berçário em Pedreiras e a ampliação da escola; acesso e a passarela em Barra Velha; a pavimentação em Urussanga Velha, um pedido feito há 40 anos, são alguns exemplos”, argumenta.

A agenda de reuniões do Orçamento Comunitário segue até o dia 5 de abril, quando a equipe do município, junto com o prefeito, se encontrará com moradores da Lagoa dos Freitas e do Loteamento Milenium. “Vamos ouvir seus pedidos e acatar as prioridades elencadas, mas posso adiantar que na Lagoa dos Freitas devemos iniciar um processo forte de pavimentação e a construção de uma nova escola”, antecipa.

 

Agenda:

 

Dia 25 de março, segunda-feira, 19h30min – Urussanga Velha, no salão da igreja, são esperados também os moradores do bairro Terra Firme.

Dia 29 de março, sexta-feira, 19h30min – no salão da igreja Sagrada Família, os moradores do Rincão Sul.

Dia 1º de abril, segunda-feira, 19h30min – será a vez dos moradores de Chico do Poço, Mirassol e condomínio Deobaldo Pacheco. O encontro será na antiga igreja Só o Senhor é Deus (galpão em frente à entrada do Chico do Poço).

Dia 3 de abril, quarta-feira, 19h30min – no Centro Comunitário (Centro), os convidados são do Rincão Centro e Norte, Bairro União, Morada do Sol e Ana Cândida.

Dia 5 de abril, sexta-feira, 19h30min – Centro Multiuso Lagoa dos Freitas, moradores da Lagoa e do loteamento Milenium.