Em 2019, o núcleo da Associação dos Jovens Empreendedores de Içara (AJEI) já está com o calendário definido. O principal foco do núcleo será a assembleia geral ordinária do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc), que terá uma das suas edições realizadas na cidade. O evento ocorre entre os dias 22 e 23 de agosto.

“Neste ano, o núcleo colocará todas suas forças na organização da AGO, que é um evento estadual e trará, para Içara, jovens empreendedores de toda Santa Catarina em dois dias de muita capacitação, networking e realização de negócios”, revela o coordenador do núcleo da AJE de Içara, Kleiton Avi.

O Cejesc é o maior movimento de jovens empresários do Brasil, com mais de 70 núcleos e 1,5 mil nucleados. Em 2018, os integrantes da AJEI participaram de nove das 12 assembleias do calendário da Cejesc. “Foram muitos quilômetros rodados, além de vários eventos locais que organizamos”, lembra o coordenador.

 

Inspira Gerações

 

Em fevereiro, a AJE colocou em prática o projeto Inspira Gerações, com integrantes que conheceram Carlos Budny, fundador da Tratores Budny. No evento, 15 jovens empresários estiveram na empresa para conhecer a história do industrial e ainda ganharam uma visita técnica pela empresa.

“Para o mês de março, no dia 26 será realizada mais uma capacitação a seus nucleados e para a comunidade, desta vez com o tema Finanças Pessoais, com Dani Coninck”, projeta o coordenador do núcleo. O evento é gratuito e conta com 20 vagas disponíveis.

“O Núcleo Jovem tem por sua naturalidade a oxigenação dos seus nucleados. É um movimento de passagem no qual a pessoa se capacita e depois segue para outras entidades da comunidade, fazendo com que a AJE tenha uma grande representatividade na sociedade”, explica Avi.

 

Quem pode participar?

 

Empreendedores de 18 a 40 anos podem participar da AJE, inclusive estudantes. O núcleo de Içara apresenta como uma das bandeiras o fomento à vontade do jovem em empreender.

“O Brasil vive um novo momento, onde as pessoas voltaram a acreditar que é possível empreender aqui. O brasileiro é um povo lutador e a expectativa é a melhor possível para os próximos anos. Para isso eu sempre falo que as pessoas têm que participar mais das entidades da cidade, pois só assim é possível atender os anseios do coletivo sem privilegiar uma minoria”, completa o coordenador.