Com o novo diretor executivo de futebol acertado, João Carlos Maringá, assim como o novo treinador, Gilson Kleina, o Criciúma mira agora na contratação de reforços. A diretoria do clube projeta trazer para o restante da temporada entre cinco a seis atletas, suprindo necessidades na defesa, meio-campo e ataque.

“Nós tratamos disso, eu e o presidente. Sobre os atletas que vierem, a responsabilidade pela contratação é minha. Eu sou o responsável pelo futebol, então vamos conversar com o presidente, com o futuro treinador, o Wilsão, mas a definição é de minha responsabilidade”, reitera Maringá.

Mesmo tendo que se reportar ao presidente Jaime Dal Farra, ele diz que terá autonomia para trabalhar. “O presidente me deu autonomia para começar a montar o time. Lógico que temos restrições financeiras, mas a vontade do presidente, e também do torcedor, é ver o Criciúma de volta à Série. Para isso, vamos ter que nos reforçar”, reconhece.

Na avaliação dele, o atual grupo é qualificado, embora os resultados dentro de campo não tenham sido os esperados. “Assisti alguns jogos, achei que o Criciúma jogou bem, tem bons jogadores e esse mesmo grupo deveria estar dando um resultado melhor. O Criciúma tem uma história muito linda e é preciso ter orgulho de vestir essa camisa”, cobra o dirigente.

Premiação

Para Maringá, além da recuperação no Catarinense, o Tigre precisa ir bem na Copa do Brasil e, posteriormente, na Série B do Campeonato Brasileiro. “Se a nossa ambição é subir, o ideal era ter um dinheiro a mais. Por isso a importância desse jogo da Copa do Brasil contra a Chapecoense (quem passar levar R$ 1,9 milhão em premiação), para poder fazer uma folha de pagamento um pouco maior”, projeta.

Folga financeira

Atualmente, a folha salarial está na casa de R$ 700 mil mensais. Caso consiga a premiação, o tricolor teria então folga financeira para investir em jogadores mais caros. “Mas também tivemos a experiência de fazer mais com menos. Esperamos com a comissão técnica que vier fazer o Criciúma render, mesmo que não esteja entre as maiores folhas”, declara Maringá.

“O Criciúma é carente de um centroavante, é uma posição raríssima, mas vamos ter que ir atrás junto com a comissão técnica. Temos que contratar com cautela, avaliar com muita calma, para errar o mínimo possível”, entende.

Zagueiro Derlan espera continuar no time

Na partida contra a Chapecoense, o zagueiro Derlan formou entre os titulares, por opção do técnico interino Wilsão. Agora, com a chegada do novo treinador, ele espera continuar no time. “Estava seguro e acho que joguei muito bem. Vou procurar focar para nos próximos jogos estar jogando sempre em alto nível”, afirma.

Ele não esconde a ansiedade por estrear. “Desde que cheguei estava louco para jogar, estava aguardando a minha oportunidade. O professor Doriva preferiu o Platero e respeitei a opção dele”, recorda.

A intenção do zagueiro é cair nas graças de Gilson Kleina, para quem é só elogios. “Não cheguei a trabalhar com ele, mas já ouvi falar muito bem dele e espero que possa ter um ótimo trabalho aqui também”, deseja.

Jean Mangabeira também garantiu um lugar entre os titulares no último domingo, mas porque o volante Zé Augusto estava suspenso. “Estava preparado para este momento. Mesmo que não vinha jogando direto, trabalhei e esperei a minha oportunidade. Espero ter aproveitado. Já tive momentos ruins dentro do clube, mas acho que no domingo pude jogar bem, fazer um bom trabalho e ajudar a equipe”, avalia o volante.

O atleta também espera receber nova oportunidade e ressalta a importância de reagir logo no Catarinense. “O jogo seguinte é sempre o mais importante, ainda mais na circunstância que a gente se encontra no campeonato. Tivemos uma semana cheia para trabalhar e se preparar para a partida contra o Tubarão”, pontua.

Ainda sem Kleina, o Criciúma treinou mais uma vez em ritmo intenso no Centro de Treinamento Antenor Angeloni nessa quinta-feira, na preparação para o próximo compromisso no Estadual. No domingo às 16 horas, o Tigre joga contra o Atlético Tubarão, no estádio Domingos Gonzalez.

O trabalho, comandado pelo auxiliar Wilsão, enfatizou o posicionamento para a criação de jogadas ofensivas e também treinar os atletas de defesa.Nesta sexta-feira às 16 horas, ocorre treinamento no estádio HeribertoHülse e a perspectiva é de Kleina pelo menos acompanhe as atividades.