O Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira, traz à tona muitas reflexões sobre as lutas vividas constantemente. Mas em meio a tantas adversidades, desigualdades e busca por reconhecimento, muitas delas encontram tempo para amar incondicionalmente. São filhas, esposas, mães, tias, sobrinhas, madrinhas, donas de casa, professoras, empresariais, advogadas… e encontram no voluntariado uma razão maior de existência.

Um belo exemplo está na história da professora aposentada, Cleonice Matiola Goularti, casada há 34 anos com Plínio Goularti, mãe de três filhos – Marcelo, Leandro e Bruno – e avó da pequena Isabela. Após 23 anos dedicados ao trabalho na escola Sonho Dourado, Apae de Içara, ela não consegue ficar longe dessas pessoas tão especiais.  “Iniciei minha história na Apae por entender que seria mais útil com pessoas com dificuldades e depois por me apaixonar pelo que fazia. Eles demonstram um amor incondicional, estão sempre de bem. Eu, com certeza, ganho mais que eles”, considera.

Nice, como é carinhosamente chamada, também pratica o voluntariado na Rede Feminina. “Eu sempre comentei com parentes e amigos que quando me aposentasse iria ocupar meu tempo com trabalhos que pudesse ajudar em alguma coisa na área social. Na Apae por continuar gostando de tudo e de todos, ainda estou muito ligada e sei que eles precisam de pessoas interessadas em ajudar, pois dependem da sociedade para se manter. E na Rede Feminina, por ser mulher e saber o quanto é importante a prevenção do câncer e levar as informações para mulheres menos informadas”, conta.

Para quem acha que precisa dispor de muito tempo para ser voluntário em qualquer ação, Nice explica que basta se organizar. “Minha família me apoia plenamente, pois sabem que amo o que faço. Então, defino os dias e horários da semana e tento, assim, cumprir com meu dever de cidadã”, aponta.

Seu exemplo é inspirador e para quem pretende se doar por amor, Nice deixa um recado: “Primeiro é preciso querer se dispor a servir, depois tenha certeza que será bem recebido em qualquer lugar que escolher doar seu tempo e seu amor. A recompensa é a gratidão e o sorrisos que vai receber”, considera.