Ensaiada desde o ano passado, quando todos os ocupantes de primeiro escalão do Governo de Içara colocaram o cargo à disposição, a reforma administrativa foi anunciada nessa quarta-feira pelo prefeito Murialdo Gastaldon. A oficialização dos nomes que integrarão o secretariado municipal ocorreu através de um vídeo postado no Instagram do chefe do Executivo.

Um dos novos membros da equipe já havia sido anunciado. O vereador Geraldo Baldissera vai se licenciar da Câmara para assumir o Ser-Urb, atualmente Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae). Em seu lugar no Legislativo, entra o suplente Higor Robetti.

O projeto de lei que transforma o Samae em na Autarquia Municipal de Serviços Urbanos (Ser-Urb) foi protocolado na Câmara nesta semana.

Pela proposta, o novo órgão terá a atribuição de englobar parte dos serviços que hoje cabem à responsabilidade da Secretaria de Planejamento, como a limpeza urbana e desassoreamento de cursos d’água, manutenção dos serviços de drenagem, de vias e prédios públicos, além de administrar o Núcleo de Transporte e Circulação e o Departamento de Trânsito.

O novo Same ficaria responsável também pela gestão do Fundo Municipal de Saneamento Básico (Funsabi), cuja criação é prevista em projeto de lei já em tramitação na Casa. As duas matérias ainda não foram à votação.


Cultura e Esportes

Também está em apreciação pelos vereadores a proposta de extinguir a Fundação Municipal de Cultura e Esportes (FMCE) e criar as diretorias de Esporte e de Cultura, vinculadas diretamente ao gabinete do prefeito.

“Para fortalecer as duas áreas. Se os vereadores e a sociedade, através do debate que será feito, entender que é melhor voltarmos com as duas fundações, faremos dessa forma”, afirma Gastaldon.

Ele confirmou que Maria Tereza Chagas será mantida à frente da Cultura, enquanto o Esporte ficará sob a responsabilidade do professor Eduardo Silva.

Fundai

Outra mudança ocorrerá na Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundai), devido ao pedido de desligamento de Ivan Réus (matéria na página 7). Atual chefe de Fiscalização, o funcionário de carreira Luciano Cardoso assumirá a pasta.