Jornalista, youtuber, personal chef, o içarense Paulo Vitor Dal Pont, o PV Show, agora é também colunista. Já frequentando as páginas do Jornal Gazeta nas últimas semanas, ele assinará nas próximas edições um espaço voltado à gastronomia e promete abordar as múltiplas possibilidades que a culinária apresenta.

“Cozinhar é uma forma legítima de amar ao próximo e, com a coluna, eu espero aguçar os sentidos dos leitores, para na hora que provarem algo, saberem identificar os ingredientes e o carinho depositado em cada prato. Quero estimular a busca pelo prazer e pela felicidade que existe em cada restaurante, seja na comida, no drink ou nos ambientes. É um desafio tentador”, avalia.

Dal Pont é de uma família conhecida por seu tamanho e também pela sua paixão por confraternizações e pela comida. De descendência italiana, tem tias confeiteiras, tios churrasqueiros e “ótimos primos degustadores”, conforme descreve.

A paixão em comer e também em cozinhar, segundo ele, está no sangue, mas começou a aflorar definitivamente em 2007, quando começou a cursar Jornalismo na Unisul, em Palhoça. Lá ele organizava eventos de confraternização e de quebra servia churrascos, risotos, carreteiros e muitos outros pratos a sua turma.

Conhecido pelos eventos e por uma comunicação alegre e vibrante, após se formar, em 2010, começou a trabalhar na Bodega do Espanhol, o famoso barzinho da faculdade. “Comecei como garçom, para ganhar um extra. Um dia a cozinheira faltou e fui para a chapa fazer os lanches. De lá não saí mais”, conta.

De garçom, virou chapeiro, depois gerente e pôde conhecer muito bem a vida noturna do entorno da universidade, os lanches, porções e também os jantares. Com saudade da terra Natal, retornou em 2014 para Içara e no ano seguinte assumiu a gerência do Rafit’s Soccer Place, complexo esportivo localizado no Centro da cidade.

 

Cardápio

 

“Os clientes vinham com o desejo. Desejo de feijoada, de macarronada, de entrevero, de churrasco, de hambúrguer. Eu, como apaixonado por comida, a cada novo pedido aprendia a fazer um novo prato e os revendia no bar”, exalta. “Foi daí que surgiu a alcunha de Show, pelos gols em campo e pelos jantares”, completa.

Cansado, o chef resolveu novamente dar uma parada. O objetivo era descansar e focar apenas no jornalismo. No entanto, os clientes, que antes jantavam no bar começaram a chamá-lo para eventos esporádicos e o Chef PV Show passou a atender a domicílio, ampliou ainda mais o seu cardápio e hoje conta com uma infinidade de possibilidades.

Atualmente, presta serviço para uma empresa de comunicação de Florianópolis e atua também como personal chef, criando cardápios específicos para todo o tipo de evento.

 

Youtube

 

A comunicação e a gastronomia uniram-se como temperos de uma profissão bonita, que foi parar também no Youtube, onde o Chef PV Show posta vídeos com receitas e dicas de cozinha.

“Minha ideia com o canal foi alimentar meu público com entretenimento e também ensiná-los a fazer comida em casa, afinal de contas, não consigo atender todos a domicílio, em função do número mínimo de pessoas. Quem puder, me contrata, quem não puder, aprende a fazer”, ressalta.