A implantação do Condomínio Empresarial Luiz Henrique da Silveira, na comunidade de Esperança, em Içara, cumpre mais um trâmite legal nesta terça-feira. A assinatura do contrato entre a empresa vencedora da licitação e o Governo Municipal está marcada para as 9 horas, na sede da Associação Empresarial de Içara (ACII), onde será oferecido um café para empresários e lideranças do município.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Brígido, o condomínio é uma oportunidade para que as empresas possam crescer e se expandir na cidade, gerando emprego e renda.

“Temos empresas na informalidade que poderão sair das áreas urbanas e migrar para Esperança. E também para que possamos acolher as empresas que buscam se instalar em Içara”, ressalta.

O secretário acredita que a construção do condomínio será um avanço significativo para a cidade. “São dez hectares de terra que seriam de uma única empresa, a Cimolai, e que agora serão transformados em 35 lotes para instalação de 35 empresas no local”, acrescenta. Cada terreno tem entre 1,5 e 2 mil metros quadrados.

Após a assinatura do contrato, a empresa responsável inicia o pedido de todas as licenças ambientais para iniciar a execução. De acordo com Brígido, cumprida essa etapa, o prazo para a conclusão da obra é de 12 meses, portanto, a expectativa é que no próximo ano o empreendimento esteja pronto.

 

Terceiro certame

 

Até a assinatura do contrato com a empresa de Jaguaruna, foi um longo processo. Depois de duas licitações desertas, a prefeitura promoveu o terceiro certame, concluído no final de janeiro, que teve apenas essa companhia interessada em assumir as obras.

“Nós visitamos cincos empresas da região, desde o primeiro edital, mas nenhuma se interessou. Já essa empresa demonstrou-se interessada nas obras, e apostou no potencial de crescimento do município”, afirma Brígido.

A empresa vencedora da licitação ficou com 22 dos 35 lotes, e em contrapartida terá que viabilizar a infraestrutura do complexo industrial. Os 13 terrenos restantes foram para o município e devem igualmente ser vendidos.

“Quem ganha com a instalação do condomínio empresarial em Esperança é a cidade de Içara como um todo. Quanto mais empresas, quanto mais empregos, maiores também são as compras no comércio, a arrecadação da prefeitura. É um círculo virtuoso em que todos saem ganhando”, avalia o prefeito Murialdo Gastaldon.

“O condomínio vai dar um impulso extraordinário para essa região de Linha Pasqualini, Esperança, Esplanada, Ronco d’Água. É uma região que precisa passar por uma reconversão econômica, pois ficou muito dependente da agricultura”, completa o prefeito, enfatizando a importância da diversificação da economia.