Em época de férias, é normal passar da conta, comendo e bebendo mais do que o necessário. Além de pesar na consciência no dia seguinte, os excessos são agravados pelo calor, típico desta época do ano, e podem resultar em problemas de saúde, provocando má digestão, sensação de inchaço ou estufamento, refluxo, dores abdominais, entre outros sintomas.

“Como em qualquer período do ano, a palavra-chave é moderação. Entretanto, se abusou, é hora de fazer uma desintoxicação, priorizando adequar a digestão e contribuindo para a recuperação do organismo”, diz a nutricionista Alexsandra Medeiros.

Ela explica que algumas medidas vão auxiliar nesse processo, como beber bastante líquidos, de preferência, água, indicação reforçada no verão, quando as altas temperaturas podem levar à desidratação.

“Podem ser consumidos também sucos de frutas, chás e água de coco. A pessoa deve aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes. Fazer refeições leves, com carne branca grelhada ou cozida e salada variada, ou até mesmo uma sopa fria”, sugere.

Ela lembra que alimentos como frituras, ovos, chocolates, algumas sobremesas, tortas, carnes, queijos e embutidos são muito calóricos e, se consumidos em excesso, promovem ganho de peso, além de aumentar o mal-estar.

“No verão, também é comum as pessoas sentirem menos fome, mas permanecer muito tempo em jejum não é aconselhável. É preciso manter entre cinco e seis refeições por dia, claro, em pequenas quantidades”, explica.

 

Bebidas

 

A nutricionista ainda recomenda que refrigerantes e bebidas alcoólicas sejam evitadas. “Alimentos ricos em gorduras, por exemplo, promovem uma digestão mais lenta, assim como os alimentos protéicos. Se houver a ingestão de bebidas alcoólicas, o quadro de má digestão piora ainda mais. No caso dos refrigerantes, o principal problema é o excesso de açúcar, algo que não faz bem à saúde”, previne.

Como substitutos, Alexsandra aponta o consumo de sucos, uma alternativa natural e bastante saudável. “Uma dica importante é não coar, para manter as fibras. Também não se deve usar açúcar. O ideal é deixar o mais natural possível, mas se precisar adoçar, o recomendado é usar um adoçante natural, como os 100 % Estévia ou Xilitol ou Eritritol”, sugere.

Alguns deles, como o de abacaxi, funcionam como digestivos, enquanto outras formulações atuam como desintoxicantes. “São muitos os benefícios dos sucos desintoxicantes para o organismo, entre eles, o aumento da disposição e a hidratação da pele. Também ajudam na qualidade do sono e memória, reforçam o sistema imunológico, aumentam a resistência a gripes e resfriados, além de melhorar o sistema cardiovascular, controlando a hipertensão”, lista a profissional.

Segundo ela, a bebida colabora ainda para o bom funcionamento intestinal, ajudando a tonificar os pulmões, rins e fígado. “Mas não é aconselhável trocar as refeições por sucos e muito menos exagerar nas quantidades ingeridas. Com apenas um ou dois copos diariamente, já é possível obter bons resultados”, informa.