O principal suspeito de matar e decapitar uma mulher de 49 anos, em novembro no Balneário Rincão, é um jovem de 24 anos, que foi preso na última quinta-feira na Lagoa dos Freitas e encaminhado ao Presídio Regional de Criciúma, onde deve permanecer até a tramitação do processo.

No entanto, as investigações da Polícia Civil da cidade não apontam o jovem como o único envolvido no crime. “Tem mais pessoas envolvidas, entre elas, adolescentes”, afirma o agente responsável pela delegacia do município, Leandro Ribeiro Klug. Mas até o momento segue preso apenas um dos suspeitos.

O mandato de prisão preventiva foi solicitado à Justiça, com base nas investigações do caso. “A ordem de prisão veio através de um mandato expedido pelo juiz da Comarca de Içara”, informa Klug. O magistrado também fará a análise do depoimento do jovem, junto ao Ministério Público. E, posteriormente, se confirmada a condenação do suspeito, será determinada a pena.

Com os indícios colhidos até o momento, a polícia indica o jovem como um dos responsáveis, embora em depoimento ele tenha negado a autoria do crime. “Mas não foi um depoimento contundente e nós também colhemos informações com usuários de drogas, através de um trabalho de campo dos agentes da polícia”, completa Klug.

O depoimento prestado por uma testemunha também levou ao suspeito. “Uma testemunha sigilosa nos passou informações precisas. Respondeu indagações dos agentes e dos peritos, quanto à cena do crime”, conta o policial.

 

Motivação do crime

 

Conforme a Polícia Civil, o homicídio está relacionado ao tráfico. “Nós sabemos que a vítima era usuária de drogas. Ela ‘corria’ na região inteira atrás dos entorpecentes. Ao que tudo indica, é que seja uma dívida com traficante de drogas”, informa o agente.

 

Relembre o caso

 

O que seria apenas uma procura por butiá terminou com um susto para um homem e a descoberta de um crime que chocou a região Sul catarinense. O caso foi registrado no dia 27 de novembro, próximo a um cemitério, no bairro Pedreiras, em Balneário Rincão, onde o corpo da mulher foi encontrado parcialmente enterrado e decapitado.

A Polícia Militar foi acionada logo após a localização da vítima e auxiliou a desenterrar o cadáver, junto aos Bombeiros e Polícia Civil. “Uma pessoa ligou para a PM, que acionou os demais órgãos. No local, confirmamos a veracidade da ocorrência e que a mulher estava decapitada”, recorda Klug.

Desde então, os agentes efetuaram buscas na tentativa de localizar a cabeça, que acabou encontrada apenas no dia 7 deste mês, na rua Copacabana, no bairro Lagoa dos Freitas. A PM encontrou a cabeça da vítima em um terreno baldio, após receber denúncias pela Central Regional de Emergências.

Conforme a polícia, o acusado teria matado e enterrado a vítima, voltando posteriormente para tirar a cabeça e jogá-la em outro local, com o intuito de dificultar a identificação da mulher. Um molho de chaves encontrado junto com o cadáver ajudou a identificá-la, pois abriram os cadeados levados ao Instituto Médico Legal (IML) pelo marido da vítima.