Um dos principais fatores que movimentam a economia de uma cidade são as empresas que se concentram nela, gerando emprego e, consequentemente, contribuindo para o crescimento do município. Em Içara, uma parceria entre o Governo Municipal e o Sebrae buscará alinhar e facilitar a implantação de novas empresas com a assinatura do contrato para a criação do projeto Cidade Empreendedora. A Sala do Empreendedor deverá ser instalada no Paço Municipal.

“Não só queremos atrair novas empresas para Içara, como também fazer um trabalho de fortalecimento com aquelas que já estão instaladas na cidade”, declara o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Brígido.

Segundo ele, ainda não há uma data para assinatura do contrato, o que deve acontecer no transcorrer desta semana. “Após a assinatura, o encaminhamento será a criação da Sala do Empreendedor, para tornar mais ágil e rápida a abertura de novas empresas”, acrescenta.

“O projeto é uma forma de contribuir com o desenvolvimento econômico do município e orientar aos empreendedores que queiram abrir uma empresa. Facilitar aos empresários, preparando colaboradores da prefeitura para agilizar os procedimentos burocráticos a fim de minimizar os trâmites para abertura de empresas”, frisa o coordenador regional Sul do Sebrae, Murilo Gelosa.

Desde o ano passado, o município conta com o Içara Bem Mais Simples, instituído pela Lei nº 4.045, sancionada em fevereiro pelo prefeito Murialdo Gastaldon.

O Içara Bem Mais Simples é uma adequação da Lei Estadual sancionada em 2017 pelo então secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini. Com a legislação, as empresas que quiserem se instalar no município terão seu alvará expedido no prazo máximo de cinco dias.