Foco foi encontrado em região que contempla algumas partes dos bairros, no dia 3 de dezembro. Visitas nas residências estão sendo realizadas.
Na sexta-feira (6), os profissionais da Vigilância Epidemiológica de Criciúma realizaram Delimitação de Foco (DF) do Aedes aegypti nos bairros Pio Corrêa e Centro. O foco do mosquito, transmissor da dengue, chikungunya, febre pelo zikavírus e febre amarela urbana, foi encontrado no dia 3 de dezembro nestes locais, onde foram iniciadas visitas nas residências nos arredores.
Na Delimitação de Foco (DF), é traçado um raio de até 300 metros a partir do foco inicial, onde foram detectadas larvas do mosquito. “Realizamos visitas, com autorização dos proprietários, para verificar se há recipientes que possam servir de criadouros para mosquitos, orientando-os quanto à correta eliminação ou armazenamento. Lembrando sempre que os agentes estarão devidamente identificados com colete e crachá. Caso sejam encontradas larvas nos locais visitados, serão coletadas e levadas ao laboratório para identificação”, explica a médica veterinária do Centro de Zoonoses (CCZ), Mayara Vieira Tizatto.
Décimo foco em 2019
Neste ano, já foram encontrados 10 focos do mosquito da dengue em Criciúma. Com este caso, já são dois focos no bairro Argentina, dois no Ana Maria, e mais seis espalhados pelos bairros Ceará, Centro, Santa Catarina, Imigrantes e Pio Corrêa.
De mãos dadas contra a dengue
A Vigilância em Saúde de Criciúma irá realizar a ação “De mãos dadas contra a Dengue” no bairro Ana Maria, neste sábado (7) das 8h às 12h. A atividade busca conscientizar sobre o descarte correto de materiais para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, e será realizada em parceria com a Secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana, Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Polícia Militar, Defesa Civil, Conselho de Saúde e Associação de Moradores do bairro Ana Maria.
Durante a ação serão disponibilizados containers em frente ao Centro Comunitário para descarte correto de lixos eletrônicos. Demais materiais como colchões, embalagens vazias e eletrodomésticos serão recolhidos por caminhões da Famcri e da Secretaria de Infraestrutura.
Na Praça Nereu Ramos, também será realizada uma atividade em alusão ao Combate à Dengue, das 8h às 12h. Serão feitas ações educativas através de cartilhas e terá exposição de todo trabalho feito pela Secretaria de Saúde.