Alesc lança hoje Frente Parlamentar em Apoio ao Carvão Mineral

109

Atividade mineradora é vetor social na geração de emprego e renda, envolvendo na região sul catarinense mais de 20 mil pessoas de forma direta e indireta

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina lança hoje a Frente Parlamentar em Apoio ao Carvão Mineral. A cerimônia está marcada para às 14h30min, no auditório da Satc, no Bairro Universitário, em Criciúma.

A Frente Parlamentar terá a missão de promover estudos, ações e encaminhamentos em favor do setor, com o objetivo de desenvolvimento da atividade carbonífera para a implantação de um Parque Termelétrico na região Sul do Estado.

O carvão representa um importante vetor social na geração de emprego e renda, abrigando apenas na região sul de Santa Catarina mais de 20 mil pessoas de forma direta e indireta, e em 2018 gerou para os municípios com o pagamento da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) um incremento nas receitas de R$ 8.316.625,00.

Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná somam 42% do total de recursos energéticos do país, ultrapassando 32 bilhões de toneladas segundo a Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM). Em 2018, o carvão foi responsável por 38% da energia elétrica gerada no mundo. De acordo com o presidente da ABCM, engenheiro Fernando Zancan, o Brasil não pode ser refém da energia hidrelétrica. “Um país como o Brasil precisa ter mais opções em sua matriz energética. O carvão mineral é uma solução viável para a manutenção, por exemplo, dos serviços essenciais em caso de longos períodos de estiagem e a consequente queda na produção de energia elétrica”, coloca Zancan.

Durante o evento, que será aberto a comunidade, os parlamentares instituirão a Frente e falarão sobre a atuação dela. Irão constituir a Frente Parlamentar em Apoio ao Carvão Mineral os deputados: Coronel Mocellin (PSL), Jerry Comper (MDB), Marlene Fengler (PSD), Mauro de Nadal (MDB), Rodrigo Minotto (PDT) e Milton Hobus (PSD).