Rumo à China
Uma comitiva de Criciúma deve visitar a China em outubro. O anúncio foi feito pelo prefeito Vagner Espíndola, que informou a intenção de trazer uma montadora chinesa de carros elétricos para a cidade.
“Recebemos nesta semana a terceira empresa chinesa em visita à cidade, avaliando mão de obra, saúde, segurança e outros fatores que influenciam a escolha de um local para implantar uma planta fabril”, disse o prefeito.
O objetivo da viagem é transformar a sondagem em investimentos concretos. “Vamos conhecer essas empresas na China e tentar voltar com uma carta de intenções, possivelmente até do próprio governo chinês, para atrair grandes projetos à nossa cidade”, afirmou.
IPTU
O prefeito disse ontem (19), na Cidade em Dia, que a “denúncia” feita pelo vereador Nicola Martins sobre aumento no valor do IPTU não procede. “O vereador precisa estudar mais. A projeção feita é de aumento no número de imóveis e, por isso, há essa expectativa de crescimento”.
Para os idosos
O vereador Daniel Cipriano protocolou na Câmara projeto que tem como foco a população 60+ de Criciúma. A proposta é criar um programa de fortalecimento de vínculos para os idosos, reforçar as políticas de Estado para essa parcela da população e padronizar atendimentos em todas as áreas do município. “Debate importante porque a gente, em cinco anos, vai ter mais idosos que jovens na cidade e precisamos dar essa atenção a este público”, disse.
Pesquisa
Um levantamento realizado pelo Observatório de Negócios do Sebrae-SC traz um retrato detalhado dos hábitos de consumo fora do lar em Criciúma. A pesquisa foi contratada pela Via Gastronômica e ouviu 400 consumidores, mapeando desde o perfil socioeconômico até preferências de alimentação, critérios de escolha e tendências de comportamento.
De acordo com o Sebrae, os dados ajudam a identificar quem consome, quais as preferências, a experiência com delivery e os fatores que pesam na escolha de restaurantes, lanchonetes e fast food, além de perfis específicos como veganos e vegetarianos. Segundo o presidente da Via Gastronômica, Guilherme Pelegrini, a pesquisa dá segurança para investir e inovar. “São números precisos que nos ajudam a direcionar os próximos passos e aumentar a assertividade nas decisões”, disse.
Padrão
A Cooperaliança anunciou que todas as Unidades Consumidoras (UCs) atendidas pela cooperativa terão seus números padronizados. A medida cumpre a Resolução Normativa nº 1.095/2024 e o Despacho nº 276/2025 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que determinam a mudança em todas as distribuidoras do país. A alteração começa a valer em 3 de outubro de 2025. A partir desta data, cada UC passará a ter um novo número de identificação com 15 dígitos — sendo 10 destinados à unidade consumidora, 3 para a distribuidora e 2 dígitos verificadores. O prazo final para a conclusão da padronização é 31 de dezembro de 2025.
Prêmio
A primeira fase do Prêmio Acic de Matemática reuniu mais de 24 mil estudantes, do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, na segunda-feira (18). As provas, de múltipla escolha, foram aplicadas em 149 escolas de 13 municípios do Sul de Santa Catarina, consolidando a proposta de estimular o aprendizado e valorizar a disciplina.
“Finalizamos a aplicação das provas com êxito. Reconhecemos o empenho dos gestores, das secretarias de Educação e da Coordenadoria Regional de Educação, que foram fundamentais para que tudo ocorresse da melhor forma possível. É um grande contingente de provas sendo executadas em um único dia”, disse a coordenadora do prêmio, Marlene Pires.
Animais
A vereadora Karol Callegari apresentou uma indicação solicitando a elaboração de um projeto voltado ao controle da população de cães abandonados no município.
Segundo Karol, a proposta surgiu a partir da demanda da própria comunidade. “Na semana passada, só para ter uma ideia, duas pessoas de comunidades diferentes me relataram situações envolvendo cachorros de rua. Uma delas, inclusive, acabou mordida”, disse a parlamentar.
Denuncia de irregularidades na Anac
Carol De Toni (PL-SC) e vice-líderes protocolaram no Ministério Público Federal denúncia contra a indicação de Antônio Mathias Nogueira Moreira para a diretoria da Anac. O documento aponta que o indicado não possui experiência no setor aeronáutico nem na regulação econômica, além de histórico profissional que comprometeria a reputação ilibada exigida pela Lei nº 9.986/2000. A representação solicita investigação pelo MPF, sustação da nomeação, comunicação ao Senado sobre os vícios da indicação e recomendações ao Executivo para que futuras nomeações a cargos de direção em agências reguladoras cumpram os requisitos legais.
Grupo técnico da APA da Baleia Franca
A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina vai integrar um grupo técnico (GT) com órgãos competentes para tratar da regularização fundiária urbana (Reurb) em municípios da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca. A iniciativa foi discutida em reunião na terça-feira (19), com participação de representantes de prefeituras, ICMBio, Ministério Público Federal e estadual, entre outros. Projetos pilotos de Reurb serão desenvolvidos em áreas como Balneário Campos Verdes, Camacho e Farol de Santa Marta. O objetivo é conciliar a regularização de imóveis com a proteção ambiental. A APA abrange seis municípios do litoral sul, com 34 mil hectares terrestres e 130 km de costa.