Defesa Civil alerta para riscos de destelhamentos e quedas de árvores até quarta-feira

Da Redação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta laranja para Santa Catarina, válido entre esta terça-feira (19) e amanhã (20), devido à previsão de ventos intensos causados pela aproximação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai. A Epagri/Ciram indica que o Litoral Sul pode registrar rajadas de até 90 km/h.

Segundo a Defesa Civil, os ventos ganham força ao longo da terça-feira, especialmente entre o Oeste e o Sul do Estado. Há possibilidade de ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de árvores e alagamentos localizados. De acordo com a Epagri/Ciram, as rajadas podem variar de 70 km/h a 90 km/h nesse período.

Amanhã, a formação ciclônica continua influenciando o tempo, com rajadas entre 70 km/h e 80 km/h. Conforme a Defesa Civil, no período da noite a frente fria se desloca, e a condição climática melhora em todas as regiões catarinenses.

A partir da sexta-feira (22), a atuação de uma nova área de baixa pressão no Rio Grande do Sul, associada à formação de uma frente fria, deve favorecer a ocorrência de temporais isolados em Santa Catarina.

O Inmet orienta a população a não buscar abrigo sob árvores durante rajadas de vento, evitando riscos de quedas e descargas elétricas. Também recomenda não estacionar veículos próximos a torres de energia e placas de publicidade, além de desligar aparelhos eletrônicos sempre que possível. Em casos de emergência, o contato deve ser feito com o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.