Fruto de pesquisas de maquinários e métodos de produção, “Fábrica Branca” vem promovendo uma transformação na marca catarinense de tintas
Içara
A Tintas Farben foi reconhecida como a 63ª empresa mais inovadora do Sul do Brasil no ranking anual promovido pela Revista Amanhã, em parceria com a Escola de Gestão e Negócios da Unisinos. O destaque à empresa catarinense se deu a partir da apresentação do projeto da “Fábrica Branca”, uma unidade fabril desenvolvida em Içara (SC), com foco na automação da produção de pequenos lotes de tintas industriais.
O reconhecimento faz parte da 21ª edição do ranking “Campeãs da Inovação”, que avalia empresas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com base em critérios de inovação em produtos, processos, estratégias e estrutura. O anúncio foi realizado na semana passada, durante evento realizado em Curitiba (PR).
“A Fábrica Branca recebeu investimento de R$ 7,1 milhões e iniciou operação no fim de 2023. A unidade utiliza um modelo exclusivo de automação, inspirado em práticas internacionais, mas adaptado à realidade da indústria brasileira de tintas. Combinando precisão no controle de cores, agilidade de produção e redução de perdas, a nova estrutura foi desenhada para atender com eficiência demandas por lotes de até 160 litros”, comenta o gerente industrial Pablo Romancini.
“Esse formato é inédito no setor. Diferente do modelo tradicional de pré-enchimento de base, aqui a lata entra vazia, recebe a base, a dosagem da cor e sai pronta. Tudo isso de forma automatizada, com alta precisão e praticamente zero de perda”, explica o coordenador de Laboratório da Tintas Farben, Fabiano Figueiredo. Segundo ele, o sistema foi desenvolvido após visitas técnicas a unidades no exterior e permite a produção de até 20 mil tonalidades diferentes.
O projeto também gerou impacto positivo nos processos da fábrica principal. “A partir da Fábrica Branca, identificamos melhorias que puderam ser replicadas na operação de grande escala. O ganho em eficiência e controle de qualidade é um divisor de águas para a Farben”, completa Figueiredo.
O coordenador de contabilidade da empresa, Sílvio Virtuoso, destaca a importância institucional do reconhecimento. “Trata-se de uma premiação baseada em critérios técnicos, com avaliação feita por especialistas e professores ligados à área de inovação. Estar entre as 100 empresas mais inovadoras do Sul do país reforça a relevância do investimento e o compromisso da Farben com a evolução constante”, afirma.
O modelo automatizado, que atualmente opera em turno comercial, tem potencial de ampliação por meio da adoção de múltiplos turnos, podendo dobrar sua capacidade produtiva sem necessidade de novos equipamentos. “Apesar de estarmos ainda em uma fase piloto, temos resultados de produtividade e qualidade muito satisfatórios. Em breve, avaliamos expandir esse modelo de produção em nossas unidades”, conta o CEO da Farben, Edmilson Zanatta.