Contagem regressiva
A semana começou com o Balneário Rincão em contagem regressiva para mais uma edição da Festa da Tainha. Em entrevista à Cidade em Dia, o prefeito Luiz Laurindo não escondeu a empolgação com o evento. Ele aposta que será um dos melhores dos últimos anos. “Nos esmeramos para que o evento tenha uma grande estrutura e que possamos ofertar a toda a nossa comunidade e aos nossos visitantes uma festa segura, com preços populares e organização de alto nível”, ressalta. Para Laurindo, a festa, que até bem pouco tempo era feita de maneira acanhada, no centro comunitário, vai ganhando, aos poucos, status de evento de repercussão estadual. “Caminhamos para isso e conseguimos essa evolução graças a uma organização cuidadosa e ao envolvimento de toda a comunidade. Em breve, será um dos maiores eventos desse segmento na região e no Estado”, aposta.
Cadastro
A Administração Estadual encaminhou para a Assembleia Legislativa um projeto que pretende mudar a abordagem aos moradores em situação de rua de Santa Catarina. Trata-se do Projeto de Lei que institui o Cadastro Estadual de Pessoas em Situação de Rua. A medida faz parte do programa “Além das Ruas” e tem como objetivo integrar ações de diferentes áreas para oferecer atendimento humanizado e eficiente a essa parcela da população. “Santa Catarina é um estado de oportunidades, e queremos garantir que as pessoas em situação de rua também tenham acesso a elas. Para isso, o primeiro passo é conhecê-las e, a partir desse conhecimento, elaborar um plano de atendimento individualizado, com ações articuladas entre as secretarias”, explicou a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont.
Comissão
A vereadora Giovana Mondardo quer saber se o município de Criciúma tem interesse em criar um Conselho Municipal de Direitos LGBTQIAPN+. O objetivo é garantir proteção, cuidado e mais oportunidades no mundo do trabalho para essa população. A pauta foi tema ontem (7) na Câmara de Vereadores de Criciúma.
Pressão na BR-101
A Associação Empresarial de Criciúma deu start ontem (7) ao movimento que pretende buscar uma solução para o Morro dos Cavalos, que é o grande gargalo logístico da região. A intenção é mobilizar as forças políticas em torno do tema e tentar uma solução. Criciúma tem cinco deputados federais, e eles precisam fazer valer seus votos e sua força na capital federal. O evento realizado ontem foi técnico, mas com mira focada na letargia da bancada. Agora é aguardar os próximos passos.
Hortas urbanas
O vereador Ademir Honorato protocolou na Câmara de Criciúma um projeto que pretende incentivar hortas urbanas na cidade. A intenção é usar os terrenos públicos para incentivar o plantio de verduras para consumo comum das comunidades. “Vamos usar esses espaços para um fim mais nobre. Podemos incentivar a compostagem e reduzir o volume de lixo orgânico enviado para o aterro. Vamos ter também uma alimentação mais saudável para as comunidades. A intenção é trazer a UABC para esse processo e impulsionar a ideia para que ela saia do papel”, destaca o parlamentar.
Marcando espaço
A deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha, esteve em Criciúma ontem (7). Ela veio para dar posse à nova executiva do Podemos, que terá Juliano Colombo como presidente. O Podemos trabalha para fortalecer sua militância, com foco na eleição do ano que vem.
Arena e reforma
O sucesso do amistoso da Seleção Brasileira de Vôlei com a Coreia do Sul fez o prefeito Vaguinho focar em uma nova estrutura para a cidade. A intenção é tirar do papel o projeto para a construção de uma arena poliesportiva e, com isso, viabilizar grandes eventos no município. Enquanto a arena não sai do papel, o Ginásio Irmão Valmir Antônio Orsi deve passar por uma ampla reforma.
Diomício Freitas
O prefeito de Forquilhinha espera anunciar ainda este mês o nome da empresa que irá operar voos comerciais no Aeroporto Diomício Freitas. Neguinho segue batendo na tecla de que o projeto é viável. Ele acredita que, até o final do ano, os voos podem iniciar. Ele acredita que vai conseguir, inclusive, oferecer voos com preços menores do que os que estão sendo praticados em Jaguaruna.