Escolas municipais e estaduais retomam atividades com novas matrículas, restrição ao celular e ampliação do ensino de inglês

Criciúma

O ano letivo de 2025 em Criciúma e nas escolas estaduais de Santa Catarina começa nesta segunda-feira (10). Em Criciúma, a volta às aulas será de mais de 22 mil estudantes só na rede municipal, além de milhares de alunos da rede estadual. As escolas municipais de Criciúma receberam 2.229 novas matrículas neste ano, enquanto a rede estadual inicia o período com novidades como a ampliação do ensino de inglês, um projeto piloto de alfabetização e a entrega de obras de infraestrutura. 

Em Criciúma, as 62 unidades escolares passaram por manutenção e limpeza durante o recesso para receber os alunos. A secretária de Educação, Geovana Benedet Zanette, destacou o compromisso com um ambiente escolar seguro e estimulante. Além disso, o Programa Jornada Ampliada Escolar (Projae) retoma suas atividades no contraturno, agora sob o nome de Esporte na Escola (ENE). Atividades extracurriculares, como clubes de Astronomia, Robótica e Jovem Empreendedor, começam em março. 

Uma das novidades deste ano é a implementação da Lei nº 15.100/2025, que restringe o uso de celulares durante as aulas e intervalos. A medida, apoiada por 62% da população, segundo pesquisa do Datafolha, visa melhorar o foco dos estudantes. A coordenadora pedagógica Micheli da Costa Bez Birolo explica que a rede está preparando materiais de conscientização para orientar alunos e pais sobre as novas regras. O uso do celular, no entanto, ainda será permitido para fins pedagógicos, acessibilidade, saúde e segurança.

Afasc já reaberta

Os Centros de Educação Infantil (CEIs) da Associação Feminina de Assistência Social (Afasc) retomaram as atividades na quinta-feira (6) e lançaram o projeto “Construindo Laços”, voltado à adaptação das crianças ao ambiente escolar. A iniciativa busca proporcionar um retorno seguro e acolhedor, com atividades lúdicas promovidas pelas professoras. Segundo a coordenadora administrativa do departamento de educação infantil da Afasc, Andreza Dagostim, a participação dos pais é essencial para transmitir tranquilidade aos filhos. A Afasc reforça seu compromisso com a educação e o desenvolvimento integral das crianças.

Rede estadual

Na rede estadual, o ano letivo também começa com iniciativas inéditas. A partir desta segunda-feira (10), os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental terão aulas de inglês, ampliando o acesso ao ensino de uma segunda língua. Outro destaque é o projeto piloto com o método IntraAct de alfabetização, que será implementado em 73 escolas estaduais. Desenvolvido na Alemanha, o método já mostrou eficácia na alfabetização de crianças, incluindo aquelas com dislexia, autismo e TDAH.

A infraestrutura das escolas também recebeu atenção especial. A Secretaria de Estado da Educação (SED) retomou a cooperação técnica com a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE) para planejar e executar obras. Atualmente, 142 obras estão em andamento, com previsão de conclusão de 130 ainda em 2025. Nesta segunda-feira (10), duas importantes inaugurações ocorrem na Grande Florianópolis: a nova quadra poliesportiva da EEB Laércio Caldeira de Andrada, em São José, e a reforma e ampliação da EEB Dom Jaime de Barros Câmara, em Florianópolis, com investimento total de R$ 6,4 milhões.