Setor impulsiona empregos e outros segmentos; avanço supera o dobro da média nacional de 3,1%
Da Redação
Santa Catarina registrou um crescimento de 6,8% em sua produção industrial entre janeiro e setembro de 2024, mais que o dobro da média nacional, que foi de 3,1% para o mesmo período. O estado ocupa a segunda posição no ranking nacional, ficando atrás apenas do Ceará, que registrou aumento de 8,7%. Esse crescimento industrial também reflete positivamente nos setores de comércio e serviços, impulsionados pelo bom desempenho da indústria catarinense.
O desempenho do setor industrial em Santa Catarina foi puxado pelo aumento em 14 dos 15 subsetores monitorados pelo IBGE. Entre os destaques estão a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com alta de 15,9%, seguida pela fabricação de máquinas e equipamentos (+11,6%), metalurgia (+11%) e produtos de borracha e plástico (+9%). O único setor com queda foi o de fabricação de móveis, que recuou 7,8%.
Para o governador Jorginho Mello, o avanço expressivo na produção industrial demonstra a eficácia das políticas de atração de investimentos e modernização do setor produtivo em Santa Catarina. “A indústria é fundamental para o estado, que cresce o dobro da média nacional. Nossa gestão tem trabalhado para atrair investimentos e fomentar o crescimento sustentável”, afirmou Mello.
No mês de setembro, a indústria catarinense registrou uma alta de 7% em relação a setembro de 2023, mais uma vez acima da média nacional de 3,4%. Nesse comparativo, Santa Catarina ficou à frente de estados como Paraná (+3,7%), São Paulo (+2,9%) e Minas Gerais (+5,6%), ocupando o quarto lugar no cenário nacional.
Segundo o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, o governo tem se empenhado para atrair investimentos tanto de empresas locais quanto de novos investidores. “Com parcerias e incentivos, Santa Catarina reforça seu potencial econômico e continua a se destacar no cenário nacional”, declarou Dreveck.
Além do crescimento industrial, o setor contribui de maneira significativa para a geração de empregos no estado. Nos primeiros nove meses de 2024, a indústria catarinense gerou 44.885 novos postos de trabalho, representando 34,6% das 129.553 vagas formais criadas no estado, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Atualmente, o setor industrial em Santa Catarina emprega 818,8 mil pessoas no mercado formal.