Autora apresentará “As Dobras do Tempo” neste sábado, às 10h, na Praça Nereu Ramos
Criciúma
A escritora Elza de Mello Fernandes, membro da Academia Içarense de Letras e Artes (Aila), lançará seu décimo segundo livro, “As Dobras do Tempo: História e memórias de nossa terra e nossa gente”, na Feira do Livro de Criciúma, neste sábado (13). O evento ocorrerá na Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma, a partir das 10h, no estande da Associação de Jornalistas e Escritoras Brasileiras (Ajeb-SC).
Elza, que é fundadora, acadêmica e vice-presidente da Aila, escolheu Criciúma para apresentar sua nova obra após o lançamento inicial em Içara, em abril de 2023. O livro é uma prosa histórica que aborda temas como a ocupação e colonização das sesmarias açorianas, a migração afrodescendente e a história do município de Içara.
“Durante a produção, procurei registros de batistérios no arquivo eclesiástico da Arquidiocese de Florianópolis. Tive também acesso ao mapa das sesmarias açorianas no Arquivo do Rio de Janeiro e visitei o Arquivo Histórico de Santa Catarina e o Arquivo Histórico de Porto Alegre. Realizei, ainda, pesquisas de campo, entrevistando pessoas da época sobre todos os registros”, explicou Fernandes.
O evento faz parte da 17ª edição da Feira do Livro de Criciúma, que visa promover a literatura e incentivar a leitura na região. Além de Elza Fernandes, outros membros da Aila também estarão presentes, contribuindo para a diversidade cultural do evento.
Elza Fernandes possui 12 livros publicados, abrangendo diversos gêneros literários. “Além disso, desenvolvo produções de poemas e contribuições em outras áreas, como educação, folclore e crônicas em jornais”, destacou a autora. Sua nova obra estará disponível para compra na Feira do Livro, na Livraria e Papelaria Matesc e na Igreja Assembleia de Deus, em Içara.
A Feira do Livro de Criciúma é um evento tradicional na cidade, reunindo autores, editoras e leitores em um espaço de troca de conhecimento e promoção da cultura literária.