Mais um

Região Carbonífera e o Sul de Santa Catarina ganharam mais um representante em Brasília. Primeiro suplente do MDB, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, assumiu ontem vaga como deputado federal. Ele vai ocupar pelos próximos quatro meses o lugar de Carlos Chiodini, que retirou licença para mergulhar na campanha de candidato ao governo do município de Itajaí. Se Chiodini vencer o pleito na cidade do Vale, Vampiro assume definitivamente pelos próximos dois anos na capital federal. Em entrevista a Som Maior, ontem pela manhã, ele ressaltou que, apesar do tempo curto, ele pretende aproveitar para semear pautas importantes para o Sul. Segundo ele, um dos focos será buscar recursos para implementar projetos de saneamento básico para os municípios do litoral Sul.

Vai ter candidato

Principal líder do PDT na região, o deputado Rodrigo Minotto ressaltou que o partido terá, sim, candidato ao governo de Içara. Segundo ele, a decisão está bem encaminhada. “Estamos trabalhando nesse sentido e o PDT vai, sim, ter candidato em Içara na majoritária. Em Siderópolis, o partido definiu e encaminha o vice do MDB de Alemão e em Forquilhinha e em Treviso também estamos prospectando candidato próprio para a eleição deste ano”.

Aguardando

Detido há mais de três semanas depois de uma operação do Gaeco, o prefeito de Cocal do Sul segue no Santa Augusta aguardando que o Tribunal de Justiça de Santa Catarina se posicione sobre um novo pedido de habeas corpus feito por sua defesa. Os outros dois pedidos feitos anteriormente foram negados. “O habeas corpus está com a vice-presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Estamos bastante otimistas e aguardando por este posicionamento. Esperamos um parecer o mais rápido possível e repito estamos bastante otimistas”, argumenta o advogado Marcos Rinaldi Fernandes. O prefeito de Cocal do Sul, Fernando De Fáveri (MDB), e um servidor municipal foram presos preventivamente na manhã do dia 19 de junho, durante a segunda fase da Operação Fundraising. Desencadeada pelo Gaeco, a operação apura desvios de recursos públicos no município.

Em Urussanga

Caso do ex-prefeito de Urussanga Gustavo Cancelier volta para a primeira instância e será julgado na Comarca de Urussanga. A mudança ocorreu depois da renúncia de Cancelier que, com isso, perde o seu foro privilegiado. Agora o próximo passo da defesa é tentar garantir a liberdade do ex-chefe do executivo.

Com os idosos

A prefeitura de Criciúma disponibilizou na segunda-feira (8) o serviço TeleSaúde para a pessoa idosa. A ferramenta permite que os idosos recebam atendimento médico sem precisar se deslocar até uma unidade básica de saúde (UBS). O serviço pode ser acessado pelo telefone (48) 3431-0020 e está disponível em dias específicos conforme a UBS de cada região.

Critica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a ausência do presidente da Argentina, Javier Milei, na Cúpula do Mercosul, realizada em Assunção, no Paraguai. Milei foi o único chefe de Estado que não participou da reunião semestral do bloco, originalmente formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, e que agora formalizou a entrada da Bolívia como membro pleno. “Eu acho que quem perde não comparecendo não são os que vieram, é quem não veio. Quem não veio desaprende um pouco, quem não veio não sabe o que está acontecendo. Sempre que tem uma reunião com outro chefe de Estado, eu faço questão de participar, porque eu sempre tô aprendendo alguma coisa, sempre converso com gente está mais preparada do que eu”, disse Lula.

Rendeu

Sessão da Câmara de Vereadores de Içara teve repercussão do inquérito aberto pelo Ministério Público para apurar possíveis desvios em contrato para compra de areão. Oposição já deixou claro que pretende acompanhar de perto.