Evento contará com homenagens e uma série de atrações artísticas ao longo do dia

Criciúma

Um novo ambiente cultural e turístico movimentará o coração de Criciúma. A Rua Coberta – Giro Henrique Lodetti será entregue para a comunidade neste sábado (4), a partir das 10h, no Centro da cidade. Com 140 metros de extensão e uma área de 1,7 mil m², o espaço está localizado estrategicamente em um dos pontos mais tradicionais do comércio de Criciúma, entre as ruas Henrique Lage e São José. O ato contará com homenagens e uma série de atrações artísticas ao longo do dia.

“A Rua Coberta será responsável por levar vida novamente para a região central da cidade, favorecendo ainda mais o turismo de Criciúma. Será mais um espaço voltado ao convívio das famílias, em um ambiente agradável, acolhedor e modernizado. Um investimento para a qualidade de vida e bem-estar dos mais de 240 mil cidadãos criciumenses”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

O objetivo da Administração Municipal é impulsionar o comércio regional e fomentar o turismo. De acordo com o presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Marcos Mendonça, a Rua Coberta – Giro Henrique Lodetti reúne as heranças do passado e o novo momento que o turismo de Criciúma vive. A expectativa é de que o espaço traga um novo ar ao comércio e atraia investimentos gastronômicos, como restaurantes, cafeterias e sorveterias, além de servir como um novo ponto convivência e lazer.

“Atualmente, o turismo de Criciúma vive um novo momento em sua história. Com a Rua Coberta, esperamos impulsionar o ramo gastronômico e cultural em nossa cidade. Para celebrar a conquista de mais um grande empreendimento, preparamos uma programação diversificada, com artistas locais que vão animar o dia”, afirmou Mendonça.

As atrações artísticas que vão marcar o dia da entrega da estrutura para os moradores subirão ao palco logo após a cerimônia oficial de entrega, às 10h30. A primeira apresentação será da banda Chorinho Carvoeiro, às 12h. As atrações seguirão ao longo de toda a tarde. O encerramento acontecerá às 18h30, com o show da cantora Marília Dutra.

Sobre a estrutura

A Rua Coberta – Giro Henrique Lodetti foi inspirada no Passeio São Miguel, de Balneário Camboriú, e faz parte da renovação do Centro de Criciúma. Possui estrutura metálica e telhado em telha ausente, policarbonato e pergolado em madeira. A cobertura conta com formatos de triângulos e losangos, lembrando folhas e trazendo a sensação de aconchego. O paver da via é colorido, para facilitar o trânsito, priorizando os pedestres. Já no espaço destinado aos comerciantes, o piso é cerâmico, imitando madeira.

O espaço possui capacidade para abrigar atividades gastronômicas, com móveis que valorizam o comércio da rua e o entorno. O investimento para execução das obras foi superior a R$ 4,3 milhões, provenientes de recursos próprios do município e do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Criciúma (Procon).

Origem do nome

Em 1973, a via foi denominada Travessa Henrique Lodetti, por meio da lei municipal n° 1012. Enrico Domênico Lodetti nasceu no dia 13 de setembro de 1884, em Fera Gera d’Adda, na região da Lombardia, na Itália, e chegou ao Brasil com os pais, em 1890. Enrique, seu nome brasileiro, participou do desenvolvimento de Criciúma, incluindo a construção do Hospital São José (HSJ), a fundação do Bairro da Juventude, entre outras obras. Henrique Lodetti faleceu no dia 30 de março de 1973, deixando como legado princípios como honestidade, trabalho e família.

Com a entrega, a Rua Coberta se transformará em Giro Henrique Lodetti. Em italiano, “Giro” quer dizer “passeio”, o que traz um significado ainda maior ao objetivo do novo ponto turístico criciumense.