Time carvoeiro empatou em 1 a 1 com o Brusque, e ficou com o título pelo placar agregado de 3 a 2 no centenário da competição
Criciúma
O Criciúma levantou a taça do estadual pela décima segunda vez na sua história, sendo ainda Bicampeão (vezes consecutivas). O feito veio com o empate com o Brusque na tarde de sábado (6) pelo placar de 1 a 1. No jogo de ida, o Tigre já havia vencido pelo placar de 2 a 1. Com mais um título, o Criciúma agora se iguala ao Joinville, que também foi 12 vezes campeão. Tigre e JEC ficam atrás apenas de Avaí e Figueirense, com 18 taças cada. Ao todo, 18.593 torcedores lotaram as arquibancadas do Majestoso, recorde de público nesta edição.
Desde 1998 a equipe carvoeira não comemorava um título estadual no Majestoso. Os gols sairam de Higor Meritão, com um belo chute de fora da área. O gol do quadricolor saiu em uma falha de Gustavo antes mesmo do primeiro minuto do segundo tempo. O goleiro caiu para fazer uma defesa simples, mas deixou a bola passar entre as suas pernas. A bola foi lentamente entrando e Marcelo Hermes ainda apareceu para cortar, mas chutou de novo em cima de Gustavo, jogando a bola para dentro do gol.
Avaliação dos jogadores
O volante Higor Meritão e o atacante Renato Kayzer, que fazem parte do pacote de reforços contratados pelo Criciúma para a Série A, foram as peças importantes na campanha do bicampeonato Catarinense conquistado pelo Criciúma.
O volante Meritão fez o bonito gol que deu tranquilidade ao Criciúma ainda no início da final. O chute forte, de fora da área, deixou o goleiro adversário imobilizado, apenas olhando a bola estufar as redes. “Glorifico a Deus por esse momento muito especial na minha vida. Hoje eu completo 10 anos como profissional. Eu creio que Deus me presenteou com um gol, e o gol do título, o mais importante. Estou muito feliz por fazer parte dessa história”, disse o jogador.
Emocionado com a conquista, Renato Kayzer pensava até em abandonar o futebol, mas ele se reencontrou no Criciúma, onde fez 18 jogos e marcou quatro gols, todos no Campeonato Catarinense. “Na mesma data, ano passado, eu estava de muleta desistindo do futebol. E hoje eu estou aqui ganhando um título, aqui com essa atmosfera maravilhosa”, refletiu.
“Só tenho a agradecer ao clube por ter aberto as portas pra mim. E muito feliz, agora é só comemorar. Eu fiquei o ano passado inteiro trancado dentro de uma academia, trabalhando meu psicológico, meu físico, para este ano eu estar 100%. Ainda não tô, mas eu vou buscar excelência, se Deus quiser, eu vou melhorar cada dia mais”, planejou.
O atacante Felipe Vizeu registrou seu nome na história do Criciúma ao fazer parte do elenco que alcançou o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro e agora pela vitória no bicentenário do Catarinense. “Entrei para a história mais uma vez. Eu acho que o mais importante na carreira de um atleta é onde ele estiver, ele marcar e gravar o nome dele na história do clube. Mais uma vez eu faço história com a camisa do Criciúma. Estou muito contente com isso. Eu acho que é só o início, né? Temos uma Série A aí, brilhante, para fazer história, continuar fazendo história”, destacou o atacante.
Outro que teve a oportunidade de levantar uma taça pela primeira vez com o Criciúma foi o zagueiro português Tobias Figueiredo. Ele foi contratado no meio do Campeonato Catarinense e ganhou espaço, assumindo a titularidade na reta final. “Estou muito feliz. Importante começar assim, ganhando o campeonato estadual. Agora é continuar a trabalhar, porque o nível vai aumentar na Série A do Campeonato Brasileiro e temos que começar bem. Vamos festejar e depois pensar no Brasileirão. Muito importante ser campeão com uma torcida incrível”, relatou.
Já Gustavo e Marquinhos Gabriel vivem de novo a sensação de ser campeão catarinense. No ano passado, o meia não pode jogar o estadual, por não ter sido inscrito para a competição. Desta vez, o cenário foi totalmente outro. Ele foi titular no jogo que definiu o bicampeonato do Tigre. “Estou muito feliz. Ano passado eu estava presente, mas só pude ajudar nos treinamentos. Não fui inscrito a tempo. Agora estou agora. Vamos comemorar, porque este grupo é merecedor. A festa vai longe”, disse o jogador. E Gustavo emendou: “A missão foi cumprida com êxito. A gente sabe que não é fácil ser campeão. A gente sabe quanto tempo o time estava sem conquistar um título seguido. É aproveitar porque fizemos história”, disse o goleiro.
Tencati valorizado
No centenário do Campeonato Paranaense, o técnico Cláudio Tencati foi campeão com o Londrina. Agora comandando o Criciúma, ele é responsável por levar o Tigre ao título do estadual também no centenário do Campeonato Catarinense. Ao avaliar a conquista com o tricolor carvoeiro, o treinador destacou a capacidade do seu elenco em segurar o empate diante do Brusque, resultado suficiente para levantar a taça.
“A final é dois jogos. E final é aquela velha frase que todos sabemos: ‘Decisão não se joga, se ganha’, porque decisão foge de contexto. O fator tático e físico vai pesar e por isso você tem que ter algo a mais para entregar o resultado. É obvio que nos dois jogos tivemos dificuldade, mas sabemos ser resilientes”, avaliou.
Festa com a torcida
Ao fim do jogo, a festa seguiu do lado de fora do Heriberto Hülse. Em um trio elétrico, os jogadores comemoraram o título do Campeonato Catarinense. A concentração aconteceu no pátio do Majestoso. A torcida lotou o estacionamento, cantando as músicas do tricolor carvoeiro, embalados pela banda Os Tigres Rock.
Nove do Tigre no prêmio Top da Bola da FCF
Hoje (8) haverá nove jogadores do Tigre na 20ª edição do prêmio Top da Bola, premiação de iniciativa da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Instituto Mapa e da SCClubes, foi divulgada na quinta-feira (4). Os finalistas carvoeiros são: o goleiro Gustavo, os laterais Claudinho e Marcelo Hermes, o zagueiro Rodrigo, o volante Barreto, os meias Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel, o atacante Eder e técnico Cláudio Tencati. O Top da Bola irá premiar as seleções de ouro e prata, além do atleta revelação e o craque do campeonato.
A cerimônia de entrega da premiação ocorrerá hoje (8), às 18h30, no auditório da Procuradoria Geral da Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis. Apesar da lista prévia, os vencedores ainda não foram definidos. Houve uma última votação após o segundo jogo da final disputado sábado (6).
Agora é Série A
O Criciúma agora foca no Campeonato Brasileiro da Série A. O Tigre entra em campo no próximo sábado pela primeira rodada da competição nacional dentro do Heriberto Hülse, diante do Juventude.