Arleu incorpora estilo Salvaro
O secretário Geral do governo de Criciúma e pré-candidato a prefeito no ano que vem, Arleu da Silveira, não economizou nas críticas ao sindicato dos Servidores Públicos de Criciúma. Ele mostrou ter incorporado bem o estilo Salvaro. “Quero parabenizar os vereadores que construíram junto com o prefeito Salvaro esse projeto que foi aprovado. Não cabe mais o dinheiro público sendo usado para pagar servidores que estão à disposição do sindicato. O sindicato que pague estes trabalhadores. O sindicato só serve para fazer greve e baderna. O Siserp presta um desserviço para a cidade de Criciúma. Com suas greves inconstitucionais e baderneiras. Acabou a mamata. Não serão mais pagos com recurso público”, disparou em entrevista à Massa FM.
Efeito imediato
Arleu ressaltou que a proposta tem efeito imediato. “Logo após a sua publicação ela já entra em vigor. É preciso dizer também que não tem nada inconstitucional e a procuradoria se baseou em parecer do STF”. A proposta em questão foi aprovada na sessão desta terça-feira. Por 15 votos a dois, a Câmara Municipal de Criciúma aprovou o Substitutivo do Projeto de Lei nº 94/2023. O texto modifica a redação de dispositivos da Lei Complementar 12, de 20 de dezembro de 1999, autorizando o afastamento de servidores estáveis, sem remuneração, para desempenho de mandato em central sindical, confederação, federação, associação de classe de âmbito municipal, sindicato representativo da categoria de servidores públicos municipais ou entidade fiscalizadora da profissão, regularmente registrados no órgão competente.
Não volta
Arleu aproveitou a entrevista para deixar claro que não pretende voltar ao legislativo. “Eu estou muito bem aqui, ajudando o município. Não tem a menor possibilidade de isso acontecer”.
No bairro
Uma feira organizada pela Associação de Moradores pretende dar mais visibilidade aos empreendedores do bairro Cristo Redentor. O evento está programado para o dia 9 de setembro. Segundo Cristiano Agostinho, um dos organizadores do evento, a feira será realizada no centro comunitário do bairro e vai reunir pelo menos 70 pequenos negócios que já prestam serviço na comunidade.
Completa
Organizadores da Expomais 2023 divulgaram a programação oficial do evento. Além da presença de Leandro Karnal, a imersão também terá a presença do ex-ministro da economia Mailson da Nóbrega. A Expomais será realizada nos dias 3 e 4 de outubro na Associação Empresarial de Criciúma. Os ingressos para o evento estão à disposição no site expomais.com.
Pátria
O município de Içara abre oficialmente nesta sexta-feira a Semana da Pátria. O ato abre uma série de ações que seguem até o dia sete quando a cidade reúne estudantes de toda a rede para o tradicional desfile cívico. Segundo o professor Edenilson Prudêncio, responsável pela organização, o evento já tem mais de 50 entidades confirmadas. A abertura do desfile, mais uma vez, fica a cargo do Exército e da Polícia Militar.
Aos bombeiros
A diretoria da Cooperaliança aprovou o repasse de recursos para o Corpo de Bombeiros de Içara. O recurso será utilizado para a compra de uma nova moto aquática. Segundo o presidente Reginaldo de Jesus, o equipamento vai reforçar o socorro a vítimas de afogamento e ajudar no patrulhamento da orla. O repasse dos recursos será feito através da Associação de Bombeiros Comunitários de Içara.
Imposto
Governadores estiveram nesta terça no Senado Federal para discutir a proposta de reforma tributária, já aprovada na Câmara dos Deputados. A reforma altera a forma como são recolhidos impostos estaduais e municipais, como o ISS e o ICMS. Transforma cinco impostos em dois, sem alterar a carga dos tributos. E um dos temores de governadores e prefeitos é a perda de autonomia sobre a própria receita. Senadores pregam a união para que a proposta seja aprovada o mais breve possível
Desconto
Os contribuintes içarenses em débito com a administração municipal estão com a oportunidade de aliviar o peso no bolso com o maior Programa de Recuperação Fiscal (Refis) da história do município. Os descontos podem atingir a marca de até 98%, para quem realizar o pagamento em no máximo três parcelas. A negociação acontece presencialmente no Setor de Tributos do Paço Municipal Ângelo Lodetti. Amanhã eu detalho todo o processo.