Greve é baderna eleitoral

Prefeito de Criciúma Clésio Salvaro voltou a afirmar que não pretende apresentar uma nova proposta de reajuste para os servidores. Em entrevista à Massa FM, ele criticou a postura do sindicato, taxado por ele de minoria barulhenta. Apesar da ameaça de greve, a partir de segunda-feira, no serviço público da cidade, Salvaro assegurou que acompanha o assunto com tranquilidade. “Eles estão preocupados em antecipar o debate eleitoral que está programado para o ano que vem e nessa não vou entrar. A maioria dos servidores são espetaculares. Se eu tenho uma ótima gestão é porque tenho ótimos servidores, mas tem uma minoria barulhenta, que é uma cacalhada, quase um MST. Com eles não tem como conversar é só grito. Eu estou encarando tudo com tranquilidade”.

Falando em política

Durante a entrevista, Salvaro também falou das especulações sobre política. “Anderson, eu gosto dos anos ímpares. Neles não há eleição. Então a gente pode focar na gestão e falar pouco de política. Muitos dizem que eu já decidi minha nova filiação, que já marquei até data, mas estou focado na gestão. Esse assunto eu trato ano que vem”.

Desemprego

A taxa de desocupação do país no primeiro trimestre de 2023 foi de 8,8%. O número é quase um ponto percentual maior na comparação com o quarto trimestre de 2022. Os dados foram divulgados na quinta-feira pelo IBGE. Os maiores percentuais de desemprego foram na Bahia, Pernambuco e Amapá, onde as taxas de desocupação variaram entre 12 a 14%. As menores foram em Rondônia, Santa Catarina e Mato Grosso, com variação de 3 a 4,5%.

Sem solução

O futuro da obra de duplicação da SC 108 vai ser pauta de uma reunião na capital na próxima semana. A informação é do prefeito Fernando de Fáveri. Em entrevista à Massa FM, ele não escondeu a preocupação com o projeto. De Faveri explicou que seu desafio será mostrar ao governador a importância da obra para o desenvolvimento da região.

INSS

Recado para os aposentados! O INSS vai liberar neste domingo a consulta do valor da primeira parcela do décimo terceiro salário de aposentados, pensionistas e de pessoas que recebem auxílios. As duas parcelas do benefício serão antecipadas neste ano para maio e junho, sendo que a primeira parcela será paga no período entre os dias 25 de maio e 7 de junho. Já a segunda parcela está prevista para cair na conta entre os dias 26 de junho e 7 de julho.

Identidade

O governo federal confirmou um novo modelo para a Carteira Nacional de Identidade. O documento será impresso sem o campo referente ao sexo da pessoa e constará apenas o nome que a pessoa declarar na hora de emitir o documento. Ou seja, não haverá a distinção entre nome social e nome do registro civil. O objetivo é tornar o documento mais inclusivo e representativo, segundo o governo federal.

Ordem de serviço

Governo do Município de Içara entregou nesta sexta-feira a ordem de serviço para o início das obras de reforma do espaço, que contará com um investimento de aproximadamente R$ 430 mil. O local está interditado desde setembro de 2022.