Protocolo regula critérios que reduzem espera na fila da fisioterapia de meses para dias
Içara
Com a instituição do Protocolo Municipal de Regulação em Fisioterapia em 2021, a Secretaria de Saúde de Içara assegurou mais rapidez nos atendimentos aos pacientes do município. O documento padroniza ações e procedimentos dos profissionais que realizam os encaminhamentos de pacientes de fisioterapia. O modelo, inclusive, inspirou outros municípios da região que, na última segunda-feira, dia 30, estiveram em Içara conhecendo o documento.
A redução do tempo de espera nas filas beneficia pacientes que recorrem à fisioterapia traumato-ortopédica e reumatológica, neurológica adulto e infantil, respiratória, domiciliar, pélvica, vascular e Acupuntura. “Com base em diretrizes clínicas, conseguimos reduzir o tempo de espera para autorização dos pacientes em casos de duravam meses de espera para apenas poucos dias”, indica o coordenador do Setor de Fisioterapia Milton Ricardo de Medeiros Fernandes.
“O protocolo de regulação trouxe agilidade e transparência para o atendimento em fisioterapia. Nossos profissionais da atenção básica devidamente capacitados foram fundamentais para a implantação do mesmo. Hoje estamos colhendo os resultados de todo esforço aplicado”, cita o coordenador da Atenção Especializada Gustavo de Jesus. “A avaliação da capacidade funcional dos pacientes e o tratamento precoce das lesões agudas deve determinar a atuação do profissional fisioterapeuta. Com envolvimento técnico e vontade política, foi possível estabelecer o atual sistema de regulação”, frisou o Secretário de Saúde Sandro Ressler.
“A Fisioterapia é uma importante especialidade na área da saúde e o acesso a este tratamento para nossos pacientes deve ser garantido em todas suas necessidades. Visando reduzir o tempo de espera e proporcionar maior saúde ao içarense, tomamos a decisão de organizar o processo, o que tem mostrado muito bom resultado”, pontuou o prefeito em exercício Jandir Sorato.