De olho em 2024
Depois de um período de tensão por conta do processo eleitoral do ano passado até parece um deboche voltar ao tema, mas a verdade é que a partir do segundo semestre deste ano os debates internos nos partidos começam a ficar mais intensos. Será a hora de abrir as discussões sobre quem serão os nomes para a disputa das prefeituras em 2024. No Rincão, ao natural, Luiz Laurindo deve ser o nome a ser indicado. Vice-prefeito em dois mandatos, leal ao prefeito Jairo, ele deve ser indicado como sucessor. Em Morro da Fumaça também caberá ao vice, Eduardo Guollo, a função de ir para a disputa com a meta de dar continuidade aos projetos da atual gestão. Há cidades onde temos pelo menos um candidato já definido. Casos de Içara, com Dalvania Cardoso, Cocal do Sul com Fernando de Fáveri e Forqulhinha com José Cláudio Gonçalves, o Neguinho. Noutras, no entanto, as dúvidas irão imperar. Em Criciúma Salvaro deve defender um tucano como seu sucessor. Acélio, Arleu e Geovânia são os mais cotado. O mesmo ocorre em Nova Veneza, onde Frigo também terá que encontrar um substituto. É apenas o início do processo de especulação, a degustação de uma pauta que vai se estender pelos próximos meses e que promete ser quente.
Esfriou
O assunto segurança pública, que começou o ano como o centro das atenções parece ter esfriado nos últimos dias. Os assaltos e roubos continuam, resta saber se também segue nos bastidores o empenho para trazer mais policiais para a região e combater ostensivamente estes crimes.
Ainda é lento
O ritmo das obras da primeira etapa do processo de duplicação da SC-445. Ele deve ganhar um novo fôlego a partir do final do verão. Certo é que a obra não para e vai, quando for concluída, impulsionar o desenvolvimento de Içara e região.
Dívidas
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) anual mostra que o perfil da pessoa endividada no Brasil é de uma mulher, com menos de 35 anos e ensino médio incompleto, moradora das regiões Sul ou Sudeste, cuja família recebe até dez salários mínimos. A pesquisa foi divulgada ontem pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. A Peic anual indicou que, do total de endividados, 17,6% se consideraram muito endividados, a maior proporção da série histórica.
Sobre o reitor
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na quinta-feira (19) que a morte do então reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em 2017, foi uma aberração. Cancellier cometeu suicídio após ser alvo na Operação Ouvidos Moucos, desdobramento da Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal (PF) para investigar um suposto desvio de recursos públicos em cursos de educação a distância. “São cinco anos e quatro meses que esse homem se matou pela pressão de uma política ignorante, de um promotor ignorante, de pessoas insensatas que condenam as pessoas antes de investigar e julgar”, afirmou o presidente.
Apoio
Reginaldo de Jesus, candidato à reeleição na Cooperaliança, segue acumulando apoio no processo eleitoral da cidade. Em função do trabalho técnico tem o aval de lideranças dos principais partidos da cidade. No Paço, a prefeita Dalvania Cardoso, que está de férias, prefere a neutralidade. Ordem é seguir focada nas questões do executivo sem envolvimento na disputa pelo Conselho Administrativo da Cooperativa.
Olha o golpe
O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) foi alertado na tarde de quinta-feira (19) de que está utilizando uma foto sua para aplicar golpes. Os números (48) 4042-2700 e (48) 9164-0953 utilizam informações se passando por um escritório de advocacia para pagamento de precatórios. “É golpe. Vou registrar um boletim de ocorrência, mas peço que todos fiquem atentos e não caiam em nenhuma armadilha. Essa não é a primeira vez que isso acontece, infelizmente”, lamenta Minotto.