Órgão encerrou o ano com mais de 6 mil pessoas atendidas, entre alunos, servidores e funcionários de empresas
Criciúma
Preservação, fiscalização e, principalmente, a educação ambiental são os pilares que moldam os principais objetivos da Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma (Dmacri). A pasta encerrou o ano de 2022 com números positivos, sendo com mais de 6 mil atendimentos em ações realizadas no município. As atividades desenvolvidas pelo órgão neste ano envolveram alunos, servidores e funcionários, integrando 36 escolas da rede municipal de ensino, quatro empresas e escolas particulares, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Atendimentos Socioeducativo (Case) e Afasc.
Nas atividades de fiscalização e preservação ambiental, a diretoria realizou 790 licenciamentos protocolados e 787 licenciamentos expedidos. Além de 420 fiscalizações realizadas ao longo do ano no município. “Estamos fazendo a diferença mesmo com pequenos gestos, mas que, com certeza, contribuirá no futuro do município e do meio ambiente. Precisamos estar todos unidos em prol de um bem maior, preservando e mantendo limpa a nossa cidade para que tenhamos uma vida com maior qualidade e saúde”, enaltece a diretora de Meio Ambiente, Anequésselen Bitencourt Fortunato.
Segundo o coordenador de Educação Ambiental, Eduardo Luzzi Damassini, os assuntos e temas mais abordados pela diretoria ao longo do ano foram: coleta seletiva, maus-tratos de animais, recursos hídricos, crimes ambientais, fauna e flora, compostagem, arborização, mineração, meliponário e o projeto Aromas na Escola.
“Ao longo de todo ano nosso foco era realizar diversas palestras dos mais variados temas e projetos que busquem a preservação e a conscientização. Desse modo, conseguimos criar hábitos saudáveis que contribuam para beneficiar as próprias pessoas e o meio ambiente. Em tudo que realizados sempre buscamos ser mais instrutivos possível para que a pessoa compreenda na prática como funciona, deixando claro e fazendo todos se sentirem seguros com tudo que foi informado”, destaca.
As palestras e atividades praticadas nas escolas não são os únicos focos das ações proporcionadas pela Diretoria de Meio Ambiente ao longo do ano. O órgão também realizou eventos e ações que visam comemorar as datas que lembram a preservação ambiental para a população geral. Como, por exemplo, o Dia Mundial da Água em março, a Semana do Meio Ambiente em junho e o Dia da Árvore em setembro.
Conforme o coordenador, o próximo ano voltará com novos concursos e eventos, promovendo a integração de toda sociedade com o próprio meio ambiente. “Um exemplo é o próprio Ecofestival, que depois do seu sucesso neste ano foi solicitado para que aconteça também nos próximos anos. Dessa forma, durante esses eventos conseguimos incluir mais pessoas e empresas para serem parceiras, proporcionando um diálogo constante promovendo um melhor crescimento em nosso município”, pontua Damassini.
Doação e plantio de mudas nativas
O embelezamento do município com o plantio de mudas nativas também é uma ação constante da diretoria. Com a finalidade de contribuir para o crescimento da vegetação e para o florescimento dos espaços presentes na cidade, o órgão realiza a doação e o plantio de mudas de formas frequentes para a população criciumense.
“Em todas as nossas ações de doações de mudas foram doadas, aproximadamente, 12 mil mudas. Já em nossas ações de Educação Ambiental no município finalizamos o ano de 2022 com mais de 16 mil mudas plantadas”, ressalta o coordenador de Educação Ambiental.
A cada ano o órgão está aumentando o número de escolas, empresas, Ong’s e associações atendidas. “Percebemos que nosso trabalho está surtindo efeito com maiores engajamentos das pessoas. Como resultado, isso faz com que Criciúma seja destaque e melhore seus índices preservação da fauna nativa, sendo ações importantes para contribuir para uma cidade mais limpa e melhor para se viver”, reforça Anequésselen.