Ajustes no Estatuto

Cooperaliança reúne seus associados na próxima quinta-feira (20) para uma assembleia extraordinária. Na pauta, ajustes no estatuto da empresa. São ajustes pontuais com dois objetivos bem claros. Um dos itens estabelece uma data para a posse de cada conselho de gestão da cooperativa. Com isso, todos terão exatamente o mesmo tempo de mandato que é de quatro anos. O outro ajuste é para garantir economia aos cofres da entidade. Hoje, pelo regimento, mesmo quando apenas uma chapa se inscreve para participar de eleições, seja do Conselho de Administração ou do Conselho Fiscal, obrigatoriamente é necessário fazer uma eleição. “Está no estatuto e é preciso fazer. Isso gera um custo desnecessário. Afinal, se há apenas uma chapa não há disputa, mas hoje não há como fugir. O que se propõe é que, em casa do chapa única, a eleição se dê por aclamação como se faz em praticamente todas as cooperativas. São medidas simples mas que tem impacto positivo no dia a dia da empresa”, argumenta o presidente Reginaldo de Jesus.

Dificuldades

Equipes de recenseadores seguem enfrentando dificuldades na hora de coletar informações do Censo 2022 na região. A desconfiança que já existia cresce com as fake news e faz muita gente fechar as portas. Vale lembrar que o Censo é fundamental para se conhecer detalhes da nossa população e com isso permitir que o governo possa definir as políticas para cada cidade.

Comemorando

O Programa Previne Brasil, instituído em 2019 pelo Governo Federal, tem como objetivo avaliar indicadores de saúde dos municípios. Isso acontece a cada quatro meses. Em Içara, o resultado mostra que os índices passaram de 2,7 para 8,27, do início de 2021 até agosto de 2022, ou seja, um aumento de 306%. Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Saúde, na última sexta-feira. “De nada adianta a cidade crescer em números se a qualidade de vida das pessoas que aqui vivem não for boa. Os números do Previne Brasil mostram que a atenção primária, que é a porta de entrada do cidadão à rede pública de saúde, tem cumprido o papel de proporcionar um cuidado especial aos içarenses com excelência. Parabéns a todos os envolvidos”, ressaltou a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso.

Harmonia

De volta a função de vereador em Criciúma Miri Dagostin garante que não ficou mágoa alguma de sua saída da Secretaria de Educação. Em entrevista à Massa FM, o parlamentar alega que sua saída do Executivo já vinha sendo articulada com o prefeito Salvaro. “Já havia comunicado ao prefeito o desejo de voltar à Câmara. Eu também precisava ter um pouco mais de tempo para minhas atividades privadas. Não houve mágoa alguma, foi uma saída em consenso”, assegura. Miri também fez questão de agradecer o empenho da equipe ao longo dos quase dois anos de atividade na Educação. “Eu saio mais experiente da pasta. Eu aprendi muito graças a uma equipe empenhada que me ajudou. Também saio com a certeza do dever cumprido. A educação avançou bastante, melhoramos a nossa infraestrutura e colocamos nossas escolas em novo patamar. Agora sigo ajudando no legislativo”.

Previsão

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, caiu de 5,74% para 5,71% para este ano. É a 15ª redução consecutiva da projeção. A estimativa consta do Boletim Focus de hoje (10), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.