Campanha nacional visa diminuir casos de influenza e o sarampo na chegada do inverno

Içara

Neste sábado (30), você que lê o Jornal Gazeta já sabe que é o Dia D de Mobilização Nacional contra Influenza e o Sarampo. Em Içara, a vacinação acontece em 11 salas de vacina das Unidades de Saúde da Família (USF), das 8h às 17h. O público alvo desta etapa do sarampo e da influenza são crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade e trabalhadores da área de saúde. Já os idosos com mais de 60 anos devem receber apenas a vacina contra a gripe.

As salas de vacina dos bairros que estarão abertas são: Boa Vista, Aurora, Esplanada, Vila Nova l, Elizabete, Jaqueline, Liri, Nossa Senhora de Fátima, Raichaski, 1º de maio e Presidente Vargas l. A vacina contra a gripe de 2022 é trivalente e protege contra os três tipos de vírus que circularam em 2021: H3N2, H1N1 e Influenza B.

“Esses dias de mobilização são um incentivo para aquelas pessoas que não podem ir se vacinar durante a semana, ou levar as crianças. Vale lembrar que todos devem levar a sua caderneta de vacinação e um documento de identificação pessoal no momento da vacinação. No caso das crianças, um responsável deve acompanhá-las”, reforçou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Içara Graziela Macarini Zuchinalli.

Segunda etapa

Na próxima segunda-feira, dia 2, começa a segunda etapa da campanha contra influenza para os seguintes grupos prioritários: gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade.