Atividades de pista da primeira etapa começam na quinta-feira com os treinos opcionais

Criciúma

A Porsche Cup Brasil recebe a luz verde para a temporada de 2022 em Goiânia. A pista da capital de Goiás recebe a primeira competição oficial dos novíssimos Porsche 911 GT3 Cup da geração 992. O modelo estreou no mundo na temporada passada, pela Porsche Supercup e chegou ao Brasil para a nova jornada da categoria.

Enzo Elias, o mais jovem campeão dos campeonatos de Porsche no mundo novamente será o representante da Farben, a marca oficial de tinta automotiva da Porsche Cup e acelera o carro #73, máquina protagonista do certame em 2021 conquistando os três títulos possíveis na Endurance Series (Carrera Cup, Sport e Trophy) além de campeão Overall entre os carros da divisão profissional do evento, a Carrera Cup.

Elias tem um bom retrospecto no traçado que é considerado “sua casa”. Natural de Brasília, o jovem piloto tem como Goiânia seu principal traçado desde que a Capital Federal ficou sem um autódromo. Em 2021 ele dominou a etapa goiana do campeonato de sprint com direito a pole, uma vitória e um pódio. Uma semana depois, em dupla com Jeff Giassi, foi terceiro lugar geral na Endurance Series, que rendeu a dupla a vitória na classe Trophy e encaminhou o título conquistado em Interlagos no fim do ano.

As atividades de pista da primeira etapa começam na quinta-feira com os treinos opcionais. Na sexta, novas sessões de opcionais e um treino livre. O sábado é reservado para o quali e a primeira das duas corridas e no domingo a segunda prova da etapa.

“Goiânia é uma pista extremamente rápida e técnica, não é um traçado com muitas curvas, como Interlagos e o Velocitta, mas todas elas muito técnicas, onde precisamos frear virando, além de curvas de baixa, média e alta velocidade. O calor é extremo e sempre é um fator importante durante as etapas por lá. Apesar das dificuldades da pista, Goiânia é uma pista que me traz boas memórias, é praticamente minha corrida de casa. Sempre bom voltar para um lugar que me sinto bem, então vou fazer de tudo para estrear com o pé direito e conquistar mais um bom resultado na pista”, disse o piloto Enzo Elias.

André Gaidzinski

O piloto André Gaidzinski estará também nas pistas e estreia o novo Porsche 911 GT3 Cup geração ‘992’. Gaidzinski migra de categoria, passando da 3.8 para a 4.0. Das nove etapas da Porsche Cup Brasil, seis são de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km e os pilotos formando tripulações de duplas ou trios. Gaidzinski irá participar das corridas de curta e longa duração, totalizando nove etapas. “Estou preparado para um calendário intenso de treinos no simulador de corridas e nas pistas, além das provas da temporada”, ressalta André, que é patrocinado pela Teltec Solutions e pela Fanatic.

Nesta primeira etapa em Goiânia o piloto catarinense irá utilizar o novo carro, com layout futurista, na cor preta com textura de fibra de carbono e na cor azul ice blue fosco, que fará o carro se destacar nas pistas mesmo em dias nublados ou chuvosos. O macacão segue a mesma linha de cores do carro e foi inspirado no macacão do piloto britânico Lewis Hamilton, sete vezes campeão da F1.

1ª etapa da Porsche Cup – Sexta-feira, 1º de abril

  • 15:25 – 16:10 – Treino livre 1 – Carrera Cup

Sábado, 2 de abril

  • 09:30 – 09:45 – Quali Q1 – Carrera Cup
  • 09:55 – 10:05 – Quali Top10 – Carrera Cup
  • 13:00 – 13:05 – Formação de grid – Corrida 1 – Carrera Cup

Domingo, 3 de abril

  • 13:25 – 13:30 – Formação de grid – Corrida 2 – Carrera Cup