Mais de 50% do público-alvo foi vacinado em Içara e Rincão

80

Em Içara, meta é vacinar 9,8 mil pessoas contra a gripe. Campanha segue até o dia 31 de maio

O Dia D de vacinação contra a gripe foi realizado no sábado, dia 4. Tanto em Içara como em Balneário Rincão, mais da metade do público alvo total já foi vacinado. No Rincão, a meta é vacinar 2,9 mil pessoas até o dia 31 de maio, quando encerra a campanha de vacinação deste ano.

No Dia D, aproximadamente 400 doses foram aplicadas na população que se enquadra nos grupos de público-alvo. Até o momento, 1,9 mil pessoas já foram vacinadas no município rinconense. Isso significa 67% do total da meta de vacinação.

Estratégias

Ações estratégicas para atingir a meta de vacinação já estão sendo realizadas. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do Rincão, Vera Oliveira, a Unidade de Saúde do Centro atenderá em horário estendido. “A partir de hoje (dia 6), o horário estendido da unidade central terá vacinação estendida das 17h às 21 horas”, conta.

Em Içara, 1350 pessoas foram vacinadas no Dia D, que aconteceu no sábado. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Laura Maté, a procura dos idosos está boa. “Mas a preocupação continua com as crianças e gestantes. São grupos com bastante risco”, explica.

Das 9,8 mil pessoas que precisam ser vacinadas, 5,2 mil já tomaram a vacina. Isso significa 53,6% da meta total. Entre as crianças, 46,2% já se vacinaram, enquanto entre os idosos, a vacinação está em 64%. Entre as gestantes, 47% se vacinaram. Já entre os profissionais da saúde, o número chega a 52%. No grupo dos professores, 45% receberam a vacinação. O grupo das puérperas, o número está em 72%.

“Vamos acompanhar a procura por vacinação nos próximos dias. Após disso, iremos verificar se iremos realizar algum horário estendido ou até mesmo outro Dia D. Mas, até o momento, não há nada definido”, conclui Laura.