Márcio pode deixar PL
Nome certo na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa em outubro deste ano, o ex-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, pode definir em breve sua permanência ou não no PL. Se decidir deixar o 22, uma das principais opções de Márcio seria a filiação ao União Brasil (Fusão entre PSL e DEM). O convite oficial já foi feito pelo prefeito da Capital, Gean Loureiro, que segue aguardando por uma resposta de Búrigo. Desde sua filiação, Márcio trabalhou no fortalecimento e na consolidação do PL na região atuando inclusive no processo eleitoral de 2020. Márcio está com o nome estadualizado e segue em campanha. No entanto, nos últimos dias, a possibilidade de dissidentes do PSL migrarem para o PL estariam fazendo o ex-prefeito repensar seu futuro. Além de Márcio, o tubaronense Caio Tokarski é outro nome que está sendo assediado pelo time de Gean Loureiro. Caio já teria inclusive definido sua mudança de legenda e essa decisão pode acabar influenciando na posição do ex-prefeito criciumense.
Uma nova casa
Ano legislativo começou em Morro da Fumaça com o desejo do novo presidente em construir uma nova sede para o Poder Legislativo. A atual sede é basicamente um anexo da prefeitura. Serviu bem, mas hoje está antiga, superada e de fato isso precisa ser revisto. Robinho Francisconi falou sobre isso em entrevista à Massa FM. Disse que já encaminhou o assunto ao prefeito Noi Coral e irá trabalhar para tirar o tema do papel.
Justificativa
“Não é um anseio pessoal meu, mas sim para Morro da Fumaça, o mandato do vereador acaba, mas os funcionários que trabalham no Legislativo e os próximos vereadores que entrarem necessitam de condições mínimas para desempenharem o seu papel. Hoje os vereadores não possuem gabinete, não há espaço suficiente para comportar todos os servidores e mobílias que possuímos”, destacou Robinho. O presidente terá agora que construir esse projeto com o prefeito Noi Coral. Afinal, o legislativo vai precisar de dinheiro extra para conseguir começar a sua casa nova.
Ampliando
Durante entrevista à Massa FM, o presidente da Câmara também ressaltou que pretende ampliar a comunicação da Câmara com os cidadãos e levar o legislativo para mais perto das comunidades. “Pretendemos ter um ano com a câmara mais atuante, se comunicando melhor, apresentando melhor o que faz pela cidade. Além disso também vamos reativar as sessões itinerantes para permitir que comunidades mais distantes possam acompanhar as sessões e apresentar seus pedidos”, adianta.
Regra nova
A partir de agora para provar que está vivo e continuar recebendo os benefícios aposentado ou pensionista do INSS não vai mais precisar sair de casa. O governo publicou portaria com as novas regras no Diário Oficial da União desta quinta-feira. Além da vacinação e renovação que passam a valer como prova de vida, outros documentos como carteira de motorista, de identidade ou de trabalho, alistamento militar e até a declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente, também serão comprovantes.
Economia
Presidente do Samae de Morro da Fumaça, Rogério Soratto, disse nesta quinta-feira, em entrevista à Massa Fm que o município segue pedindo para que a população economize água. Ele relatou que os pontos de captação estão com volume reduzido por conta da estiagem. “Se não tivéssemos resolvido o problema de perda que existia na rede, provavelmente já teríamos com racionamento”. Durante a entrevista ele também voltou a falar sobre o projeto de esgotamento sanitário que deve sair do papel ainda este ano.
Impasse
A falta de acordo para a desapropriação de uma das áreas paralisou as obras de conclusão da SC 442. Enquanto isso não for sanado a obra não será retomada.
Mais autorizações
Saúde de Içara faz hoje a entrega de mais autorizações para exames de ultrassonografia. A entrega faz parte das ações do Zera Fila. Objetivo do programa é encurtar o tempo que pacientes esperam na fila por uma série de especialidades. Avaliação do secretário é que o programa vem funcionando bem.
Greve
Mineiros que atuam em pelo menos seis municípios da região devem entrar em greve a partir da próxima segunda-feira. A informação é do presidente da Federação dos Mineiros. Em entrevista a Massa FM, Genoir dos Santos, o Foquinha, disse que a categoria tem enfrentado dificuldades para negociar com a classe patronal. Segundo ele, além dos percentuais de reajuste, a falta de avanço nas chamadas cláusulas sociais tem impedido um acordo. Se nenhuma contraproposta for apresentada até domingo, a paralisação será iniciada.
Investimentos
Criciúma está ativando um setor específico para a atração de novos investidores para a cidade. Diretor de tecnologia e informação do município, Aldinei Potelecki, disse nesta manhã que a intenção é reforçar a geração de emprego e renda na cidade. Em entrevista à Massa FM ele ressaltou que o novo departamento vai dar atenção as demandas dos empresários locais e ao mesmo tempo buscar empresas de todo o Brasil e do exterior para se instalarem na cidade.